Pular para o conteúdo principal

Cinco problemas de saúde que se manifestam através dos olhos



Conhecidos como “janelas da alma”, os órgãos podem ajudar a identificar até doenças raras

Muito se fala sobre a necessidade de consultas oftalmológicas anuais para prevenir doenças oculares, o que não é de conhecimento geral é que o cuidado e a atenção com os olhos podem ajudar a diagnosticar diversas doenças no corpo. “Durante uma consulta, o médico não mede apenas o grau para possível receita de lentes corretivas, ele também realiza outros procedimentos que detectam sinais de alterações no organismo”, explica Renata Vasconcelos, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos.

Um desses procedimentos é o mapeamento de retina, também conhecido como  exame de fundo de olho. Além de analisar as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, aos vasos retinianos e à retina propriamente dita, ele é capaz de detectar várias doenças não oculares, como as infecciosas, vasculares, reumáticas e neurológicas. “O exame é muito eficaz, já que, através da retina, é possível visualizar artérias, veias e nervos, dando uma noção geral de como anda o organismo do paciente”, reforça Renata.

Sintomas como olhos vermelhos, visão embaçada e desconforto visual nem sempre estão relacionados a doenças oculares, mas podem ser sinais de outros problemas de saúde. Conheça algumas doenças que podem revelar sua presença no corpo através dos olhos:

Hipertensão arterial
A hipertensão é uma doença crônica em que a pressão sanguínea fica constantemente elevada. A condição necessita de acompanhamento regular de um cardiologista, pois, quando não tratada, pode levar o paciente a complicações como o acidente vascular cerebral (AVC). A pressão alta é uma disfunção que tem como sintomas indicações normais do dia a dia, como dor de cabeça. Como a doença é geralmente e inicialmente silenciosa, as alterações oftalmológicas podem ser as primeiras a aparecer, sendo um alerta para a busca de ajuda médica.

Diabetes
Diabetes é uma patologia que se caracteriza pela elevação do açúcar no sangue, trazendo complicações a diversos órgãos, inclusive aos olhos. A alta concentração de glicose afeta os vasos sanguíneos da região ocular, provocando rompimento e vazamento de fluido na retina, que causa a retinopatia diabética, uma complicação que atinge 75% dos diabéticos, dependendo do tempo de doença e do controle glicêmico. Ela começa com pontinhos pretos na visão e, se não tratada, pode terminar em cegueira.

Doença de Wilson
A doença de Wilson é um distúrbio genético raro que tem como principal característica o acúmulo de cobre nos tecidos, gerando alterações no fígado, rins, cérebro e olhos. Os sintomas podem ser neurológicos, psiquiátricos, hematológicos e hepáticos. Eles também podem envolver tremores, perda de coordenação motora, movimentos involuntários, dificuldade de deglutição e alteração da fala. O excesso de cobre provoca mudanças na pigmentação ocular, acarretando no surgimento de anéis escuros-avermelhados, chamados de Anéis de Kayser-Fleischer, ao redor da íris.

Problemas no fígado
Doenças no fígado, como as hepatites virais e a alcoólica, levam a um acúmulo de bilirrubina — substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina — que trafega pelos vasos até desembocar no globo ocular. Quando a tonalidade dos olhos começa a amarelar, é sinal de que o órgão já está bastante deteriorado. Uma vez que os estragos hepáticos são controlados, os olhos voltam ao branco habitual.

Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou pelo bacilo de Koch. Tem como principal órgão acometido o pulmão, causando por exemplo tosse e falta de ar. Mas também pode acometer outros órgãos, incluindo os olhos. Normalmente, o paciente se queixa de fotofobia, lacrimejamento, desconforto e baixa percepção visual. Com detecção precoce e adesão aos medicamentos prescritos pelo especialista, que deverão ser tomados por um tempo considerável, o paciente consegue se livrar da doença. Nesse caso, a negligência pode terminar em cegueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas