Pular para o conteúdo principal

Coronavírus. Indústria cearense capacita e fornece EPI’s para produtores rurais do extrativismo da carnaúba durante a pandemia

 




_A iniciativa tem como objetivo conscientizar a cadeia produtiva local em relação às medidas de prevenção à COVID-19._


 A pandemia mudou tanto o cenário de quem vive na cidade como de quem mora e trabalha no campo. No Ceará, a rotina do produtor rural de cera de carnaúba precisou passar por alterações para se adaptar ao “novo normal”. 


Com o objetivo de conscientizar a cadeia produtiva local em relação às medidas de prevenção à COVID-19, a Pontes Indústria produziu conteúdo informativo e distribuiu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores.


Segundo a diretora de Sustentabilidade da empresa, Laís Pontes, as cartilhas e os vídeos explicam de forma simples e didática as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. “Para garantirmos a saúde do produtor rural e uma safra segura, testamos vários capacetes até encontrarmos o mais apropriado para o extrativismo da carnaúba neste período de pandemia”, ressalta.


*Manual digital*

Com a pandemia, a Pontes Indústria teve que se reinventar para continuar levando informações aos produtores rurais locais. Pioneiros na elaboração do Manual de Boas Práticas do Produtor Rural de Pó Cerifico e de Cera de Carnaúba, a empresa digitalizou todo o conteúdo e compartilhou o documento com produtores, através do Portal do Trabalhador, no site da empresa.


*Carnaúba*

A cera de carnaúba é a “rainha das ceras”. De origem vegetal, a cera é extraída das folhas da palmeira de carnaúba. Além de natural e sustentável, a cera de carnaúba é largamente utilizada pela indústria, apesar de pouco conhecida dos consumidores. Utiliza-se cera de carnaúba na fabricação de ceras para pisos, ceras automotivas, tintas, vernizes, produtos para marcenaria, e no processo de fabricação de medicamentos e alimentos. Na agricultura, é usada para aumentar o tempo de conservação e reduzir o desperdício de frutas frescas. 

Reflorestamento


Uma das preocupações da Pontes Indústria é o meio ambiente. Nesse sentido, a companhia segue a cartilha do desenvolvimento sustentável. Um dos projetos realiza o plantio de mudas nativas da caatinga que estão em extinção e atraem a fauna, proporcionando o desenvolvimento da biodiversidade. Ao todo, 227.430 sementes já foram coletadas e 3.425 mudas produzidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas