Coronavírus. Indústria cearense capacita e fornece EPI’s para produtores rurais do extrativismo da carnaúba durante a pandemia
_A iniciativa tem como objetivo conscientizar a cadeia produtiva local em relação às medidas de prevenção à COVID-19._
A pandemia mudou tanto o cenário de quem vive na cidade como de quem mora e trabalha no campo. No Ceará, a rotina do produtor rural de cera de carnaúba precisou passar por alterações para se adaptar ao “novo normal”.
Com o objetivo de conscientizar a cadeia produtiva local em relação às medidas de prevenção à COVID-19, a Pontes Indústria produziu conteúdo informativo e distribuiu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores.
Segundo a diretora de Sustentabilidade da empresa, Laís Pontes, as cartilhas e os vídeos explicam de forma simples e didática as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. “Para garantirmos a saúde do produtor rural e uma safra segura, testamos vários capacetes até encontrarmos o mais apropriado para o extrativismo da carnaúba neste período de pandemia”, ressalta.
*Manual digital*
Com a pandemia, a Pontes Indústria teve que se reinventar para continuar levando informações aos produtores rurais locais. Pioneiros na elaboração do Manual de Boas Práticas do Produtor Rural de Pó Cerifico e de Cera de Carnaúba, a empresa digitalizou todo o conteúdo e compartilhou o documento com produtores, através do Portal do Trabalhador, no site da empresa.
*Carnaúba*
A cera de carnaúba é a “rainha das ceras”. De origem vegetal, a cera é extraída das folhas da palmeira de carnaúba. Além de natural e sustentável, a cera de carnaúba é largamente utilizada pela indústria, apesar de pouco conhecida dos consumidores. Utiliza-se cera de carnaúba na fabricação de ceras para pisos, ceras automotivas, tintas, vernizes, produtos para marcenaria, e no processo de fabricação de medicamentos e alimentos. Na agricultura, é usada para aumentar o tempo de conservação e reduzir o desperdício de frutas frescas.
Reflorestamento
Uma das preocupações da Pontes Indústria é o meio ambiente. Nesse sentido, a companhia segue a cartilha do desenvolvimento sustentável. Um dos projetos realiza o plantio de mudas nativas da caatinga que estão em extinção e atraem a fauna, proporcionando o desenvolvimento da biodiversidade. Ao todo, 227.430 sementes já foram coletadas e 3.425 mudas produzidas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.