Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros e CIOPAER debelam incêndio em vegetação no Bairro Gererau, em Itaitinga

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) debelaram nesta terça-feira, um incêndio em vegetação no Bairro Gererau, próximo a escola Raul Tavares Cavalcante, em Itaitinga. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta terça-feira, 04 de agosto, uma operação de combate a um incêndio em vegetação, no Bairro Gererau, em Itaitinga – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 21). Durante a ação, que ocorreu em apoio aos trabalhos das guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foram utilizados mais de 7 mil litros de água captados de um açude próximo ao incêndio. A operação iniciou por volta das 10h30 e seguiu até 16h30, totalizando treze lançamentos nove horas de voo.

O helicóptero empregado foi a Fênix 08, do modelo EC145, pilotada pelo Tenente-Coronel Bombeiro Militar Luís Carlos, da base de Fortaleza que fica no Aeroporto Internacional Pinto Martins (AIS 5). Os profissionais de segurança da Ciopaer utilizaram um equipamento especial denominado Bambi Bucket, que serve como uma espécie de bolsa com capacidade para 545 litros de água. A partir da captação do líquido no reservatório, a aeronave da Coordenadoria realizou 13 lançamentos de água sobre o incêndio.

Tocador de vídeo
00:00
00:31

Já o corpo de bombeiros atuou com três guarnições de combate a incêndio, 3ªCia/1ºBBM – Quartel de Messejana, 4ªCia/1ºBBM – Quartel do José Walter e 1ªCia/2ºBBM – Quartel de Maracanaú. A operação em terra foi comandada pelo 1º Tenente Cosmo que utilizou cerca de 5 mil litros de água mais abafadores e bombas costais. Com o combate foi possível evitar que o incêndio se alastrasse e atingisse residências e uma escola no entorno, que foram salvas graças a esta atuação integrada. No total se utilizou 12 mil litros e água, 03 guarnições de combate a incêndio e 01 aeronave e o incêndio atingiu uma área de cerca de 10 mil metros quadrados.

A guarnição de Maracanaú foi composta pelo Tenente Cosmo, Subtenente Cisnando, Subtenente Sena , Soldado Fernando Leite e Soldado De Diego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas