Pular para o conteúdo principal

Mídia cearense - Estudantes terão acesso à programação educativa nas TVs Ceará e Assembleia a partir de segunda-feira (10)

 Os estudantes da rede estadual de ensino do Ceará contarão, a partir da próxima segunda-feira (10), com programação educativa diária exibida pela televisão, por meio dos canais da TV Ceará e da TV Assembleia. A iniciativa faz parte do Programa Vamos Aprender, lançado na tarde desta sexta-feira (7), pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secção Ceará.

O projeto, que tem o objetivo de mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial, foi desenvolvido pela Undime Nacional e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Participaram do lançamento a secretária da Educação, Eliana Estrela; a presidente da Undime – secção Ceará, Luiza Aurélia Teixeira; o presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Queiroz Filho; a presidente da TV Ceará, Ana Cristina Cavalcante; a coordenadora de projetos da Fundação Lemann, Mariana Fontoura; e o secretário de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito.

Eliana lembra que, desde a suspensão das atividades presenciais na rede pública estadual de ensino, houve a necessidade de reinventar os múltiplos processos para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. “Reconhecemos a importância fundamental das TVs para ampliar o alcance dos estudantes aos conteúdos, que serão disponibilizados gratuitamente, por várias instituições envolvidas na parceria. Sabemos o quanto é importante, neste momento de incertezas e inseguranças, a escola estar presente na vida dos alunos. Preservar vidas é fundamental, mas, cuidar dos vínculos, também é. Assim, caminhamos de mãos dadas, oferecendo oportunidades a crianças e jovens de construírem o conhecimento para realizarem os seus sonhos”, ressalta a secretária.

Luiza Aurélia observa que o Programa representa uma ferramenta pedagógica diferenciada. “Vivenciamos um momento inédito, em que temos várias perguntas ainda sem resposta, mas que juntos estamos encontrando as saídas para não perdermos de vista os nossos alunos, garantindo o que o Ceará faz com maestria, que é a educação pública de qualidade. Sabemos que a TV é um meio de comunicação atraente e popular, que chega às casas de quase 100% dos nossos alunos”, pontua a presidente da Undime-CE.

Abrangência

O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas na ação.

No Ceará, a programação exibida pelas emissoras terá quatro horas e meia de duração, divididas por etapas da educação básica. Na TV Ceará, a programação será transmitida de 8h às 9h e de 14h às 18h30. Na TV Assembleia, os conteúdos serão exibidos de 7h às 9h e de 16h às 18h30.

O conteúdo também ficará disponível nos sites da Seduc, da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) nos portais Aluno Online, Professor Online e Idade Certa.

Mobilização

O deputado estadual Queiroz Filho, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, no evento de lançamento, considera que a integração de diversos agentes em prol do mesmo objetivo tem o potencial de trazer resultados positivos à toda a população cearense. “O estado do Ceará aposta numa educação pública de qualidade, com ações efetivas e investimentos. Reforçamos a disponibilidade da Assembleia, em tudo o que for possível, para contribuir à educação cearense”, salienta.

Ana Cristina Cavalcante enfatiza que a educação deve ser prioridade para as emissoras de TV públicas. “É uma honra e um privilégio, para a TVC, participar deste projeto. Usar a TV como uma ferramenta de educação é um sonho. Gostaríamos de aprofundar com nossos parceiros uma programação permanente nas telas das TVs Ceará e Assembleia, para que sejam janelas de conhecimento e saber para os cearenses de todas as idades. A função da TV pública é prestar serviços à população”, destaca.

O Programa Vamos Aprender foi desenvolvido com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e da Unesco. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Mariana Lopes Fontoura recorda que o Vamos Aprender já vinha sendo pensado desde o início do período de pandemia, tendo em vista a impossibilidade de manter as atividades presenciais nas escolas. “Estamos muito felizes com a parceria. Várias instituições se uniram para pensar no projeto, com a visão de que poderíamos alcançar as residências brasileiras através da TV. Acreditamos que conteúdos dinâmicos, atrativos e alinhados à Base Comum Curricular irão estimular os alunos”, avalia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas