Pular para o conteúdo principal

OAB-CE realiza II Seminário de Defesa da Concorrência e Regulação Econômica

 

Nos dias 24 e 25 de setembro, a Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência da OAB-CE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), realiza o II Seminário de Defesa da Concorrência e Regulação Econômica. A temática se conecta com o momento de crise econômica do país, considerando que a garantia da liberdade do comércio tem relação direta com a sobrevida das empresas e os direitos dos consumidores.

A programação é toda online e gratuita, com emissão de certificado para os participantes. As inscrições estão abertas no site www.esace.org.br e a transmissão acontece no canal da ESA-CE no YouTube.

Entre os painelistas confirmados estão Alexandre Barreto, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Raquel Cândido, conselheira federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência do Conselho Federal da OAB, Ana Mallard, presidente da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB-DF, Paolo Mazzucato, presidente da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB-MG, João Marcelo Assafim, presidente da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB-RJ, e João Bosco Leopoldino da Fonseca, professor titular de Direito Econômico da Faculdade de Direito da UFMG. O objetivo do evento é trazer para o debate os principais assuntos ligados ao Direito da Concorrência e contribuir para que os advogados e advogadas cearenses estejam cada vez mais preparados para lidar com esse tema.

O presidente da Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência da OAB-CE e diretor acadêmico da ESA-CE, Leonardo Leal, fala sobre a importância do tema: “A defesa da concorrência se apresenta como princípio base da Ordem Econômica Constitucional, sendo certo que a existência de um ambiente efetivamente concorrencial é a base de um modelo de econômica livre, eficiente e capaz de gerar o máximo de bem estar para todos os envolvidos. A OAB tem papel fundamental na disseminação da cultura antitruste, ainda distante do conhecimento da população e de grande parte da advocacia e comunidade jurídica. Com esta segunda edição, temos o propósito de estabelecer um calendário permanente de eventos de alto impacto sobre a matéria no Ceará”.

Além da realização dos painéis, o Seminário recebe trabalhos acadêmicos, resumos de artigos, para análise e possível publicação posterior. “Estamos buscando incentivar cada vez mais a produção acadêmica entre aqueles que compõem a nossa Escola no dia a dia, mas também entre os demais colegas da classe. A produção acadêmica é essencial para o bom exercício do Direito e com eventos como esse tornamos isso possível”, afirma Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE.

O evento conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza – Unifor, e a Associação Nova Advocacia.


Programação – II Seminário de Defesa da Concorrência e Regulação Econômica

24/9

9h Conferência de Abertura – Tema: O papel do CADE na defesa da concorrência no cenário de crise pós-pandemia

Painelistas: Alexandre Barreto, Pollyana Ferreira da Silva Vilanova, Wyllerson Matias, Leonardo Leal e Ciro Daher.

11h – Painel: Atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE no controle de Infrações da Ordem Econômica

Painelistas: Alden Caribé, Uinie Caminha, Márcio Gabriel Plastina Júnior, Valter Moura e André Santa Cruz.

14h – Painel: Critérios Econômicos na Defesa da Concorrência e Análise Econômica do Direito: da “revolução antitruste” à necessária interseção

Painelistas: Luiz Alberto Esteves, João Luis Nogueira Matias, Hélio Morais, Allisson Martins e Patrícia Acioly.

17h – Painel: Defesa da Concorrência e proteção à Propriedade Intelectual

Painelistas: João Marcelo Assafin, Gerson Sanford, Welson Lopes, Elisa Gomes e Karla de Souza Cruz.

19h – GRUPOS DE TRABALHO SIMULTÂNEOS:
DEFESA DA CONCORRÊNCIA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR
Coordenadores: Amélia Rocha e Leonardo José Peixoto Leal

ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E IMPACTOS NA SEARA ANTITRUSTE
Coordenadores: Valter Moura do Carmo e Jackson Dnajá Nobre Figueiredo

POLÍTICAS PÚBLICAS DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO ECONÔMICA
Coordenadores: Alisson José Maia Melo e Gerson Sanford

25/9

9h – Painel: Evolução da Defesa da Concorrência no Brasil

Painelistas: Mário André Machado Cabral, João Bosco Leopoldino da Fonseca, João Rafael de Farias Furtado, Eduardo Pragmácio Filho e Maria Karoliny Teles Oliveira.

11h – Painel: Política de Defesa da Concorrência e atuação da Advocacia

Painelistas: Ana Mallard, Raquel Cândido, Paolo Mazzucato, Sávio Aguiar, Catherine Jereissati e Leandro Joia Chaves.

14h – Painel: Responsabilidade civil por ilícito antitruste

Painelistas: Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, Fábio Holanda, Francisco Júnior e Mydyã do Nascimento Lira

17h – Conferência de Encerramento – Tema: Política de Defesa da Concorrência e Política Nacional das Relações de Consumo

Painelistas: Leonardo Leal, Lindojon Bezerra, Amélia Soares da Rocha, João Antonilson e Leidiane Jales Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas