Pular para o conteúdo principal

Praça da Juventude da Granja Portugal oferece lazer, segurança e educação para crianças e jovens

 

Os moradores da Granja Portugal, em Fortaleza, receberam na manhã desta terça-feira (17) o complexo de esporte, lazer e educação da Praça da Juventude. O equipamento foi entregue pelo governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio, em mais uma ação do programa Juntos por Fortaleza. No espaço, além de uma areninha também há uma unidade do projeto Escola Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral.

“Temos mais um espaço, um verdadeiro complexo com areninha, quadra coberta e área para as famílias conviverem e um equipamento inovador que o prefeito Roberto Cláudio traz para a cidade que é a Escola Areninha”, afirmou o governador, lembrando que Fortaleza não tinha nenhuma escola de tempo integral antes da atual gestão. “Agora, mais de 50% das matrículas municipais são em tempo integral”.

A Escola Areninha, de acordo com Camilo Santana, vai agregar o segundo tempo para os alunos da região. “Isso é inovador no Brasil inteiro. O Ceará tem a maior política de inclusão na área de esportes com as areninhas em todos os municípios cearenses. Fortaleza iniciou esse processo e agora também inova com a Escola Areninha, garantindo que o aluno passe a manhã na escola e a tarde vem receber reforço em algumas disciplinas e também, nesse complexo, praticar esportes”, apontou.

Ainda conforme o governador Camilo Santana, é desta forma que se constrói uma Fortaleza mais humana e de paz. “Sabemos que o grande desafio no Brasil é a violência. E há dois caminhos de combater a violência: um, é com reforço policial e já vou conversar com o secretário da Segurança (Sandro Caron), para colocarmos uma base fixa nessa área. O outro caminho para diminuir a violência é a prevenção através de escolas de tempo integral e espaços públicos, iluminados, como esse que dão oportunidade para a juventude”, exclamou.

Estrutura completa

Distribuída em área total de 15.343,16 m², construída com investimento da ordem de R$ 1,6 milhão, a nova Praça da Juventude é composta de campo de futebol, com área de 3.520,00 m², quadra poliesportiva, três arquibancadas, dois vestiários, calçadão com piso intertravado, paraciclo para 12 bicicletas, brinquedopraça, academia ao ar livre, skate park, bicicross e uma unidade do projeto Escola Areninha. O espaço conta ainda com iluminação nova, paisagismo e estacionamento.

O prefeito Roberto Cláudio destacou que o que está sendo entregue nesta terça-feira é mais um produto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. “Uma praça super central, na entrada da Granja (Portugal), do Conjunto Ceará. Uma área importantíssima de lazer para essa parte importante de Fortaleza”, disse o prefeito, ressaltando que o espaço se configura num complexo de oportunidades. “Tem uma areninha, pista de skate, quadra poliesportiva, pista enorme de bicicross e ao lado um espaço de oportunidade de futuro que é a Escola Areninha, para garantir o tempo integral, com alimentação, educação e reforço escolar”.

A Areninha da Praça da Juventude da Granja Portugal é 64º equipamento entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel). O projeto Areninhas foi iniciado pela Prefeitura de Fortaleza em 2014 e está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social.

Nas Areninhas, assim como em praças das comunidades de Fortaleza, o município executa o projeto Atleta Cidadão, que desenvolve o esporte através da democratização e garantia de acesso, dentro de ações práticas e participativas, promovendo uma infância e juventude saudável, evitando a ociosidade. Atualmente já são beneficiadas cerca de 10 mil crianças e jovens, nos 148 núcleos.

Escola Areninha

Com capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal, a Escola Areninha da Granja Portugal, segunda entregue à população, fortalecerá a aprendizagem no contraturno escolar ampliando a oferta de matrículas em tempo integral. O projeto tem o objetivo de promover aos estudantes da Rede Municipal o acesso a práticas esportivas, fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática, além de contribuir para seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional.

Participarão do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais localizadas no entorno da Areninha. As atividades acontecerão no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30. Além do turno e as disciplinas na escola, os alunos terão aulas de futebol de campo (6h/a), fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa (3h/a) e matemática (4h/a) e formação para cidadania (2h/a).

A prática esportiva irá acontecer na estrutura já disponível na Areninha. As atividades referentes aos componentes curriculares acontecerão nos espaços modulares da Escola Areninha, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e instalados na área onde funciona a Areninha, com infraestrutura planejada e adequada para o desempenho das atividades. Para estes alunos com atividades no contraturno escolar participantes do projeto, a SME oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico.

Participaram da entrega do complexo a secretária municipal da Infraestrutura Manuela Nogueira; secretária da Educação Dalila Saldanha; secretário de Esportes e Lazer, Ciro Thiago Dias Lima, e Luis Fernando, coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas