Pular para o conteúdo principal

MPCE, forças de segurança e SAAE deflagram operação “Gato Escaldado” contra ligações clandestinas de água em Morada Nova

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Morada Nova, em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), deflagrou, no dia 20, a operação “Gato Escaldado” de fiscalização e combate a ligações clandestinas de água naquela cidade. Logo após as diligências e a condução dos infratores, os técnicos do SAAE foram contactados por várias pessoas solicitando a regularização da ligação de água dos seus imóveis. 

Conforme informado pelo SAAE de Morada Nova, foram detectados diversos casos de ligações de ramais de imóveis à rede distribuidora de água sem autorização, nem registro na autarquia e sem emissão de conta de consumo, procedimento popularmente conhecido como “gato de água”. Mesmo com a fiscalização e notificação administrativa, os infratores insistiram na prática ilícita, determinando a realização dessa operação conjunta. 

Durante as diligências, com o apoio dos técnicos do SAAE, os quais já haviam mapeado alguns dos casos mais graves de ligações clandestinas na cidade, foram detectadas irregularidades em quatro imóveis (três residências e um estabelecimento comercial). Em todos os casos, os hidrômetros instalados nos imóveis não registravam o consumo de água, culminando na prisão em flagrante dos responsáveis, pela prática do crime de furto. 

Conforme o titular da 2ª Promotoria de Justiça, Gustavo Pereira Jansen de Mello, a prática do “gato de água” gera uma série de problemas para o sistema de abastecimento, na medida em que favorece o vazamento e o desperdício, causando prejuízo financeiro ao município. Além disso, tal conduta gera uma situação injusta aos consumidores regulares, que acabam pagando a conta daqueles que fazem uso das ligações clandestinas. Em se tratando de Morada Nova, a prática é ainda mais reprovável, dada a situação de escassez hídrica da região, que sofre com a falta de chuvas regulares a maior parte do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.