Pular para o conteúdo principal

Meta: MPCE recomenda vacinação de 85% das primeiras doses já recebidas contra a Covid-19 em Santana do Acaraú

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça da Comarca de Santana do Acaraú Alexandre Pinto Moreira, expediu, no dia 02, uma Recomendação, a fim de que o prefeito e o secretário de Saúde de Santana do Acaraú implementem, imediatamente, a meta de vacinação de 85% das primeiras doses já recebidas contra a Covid-19 no âmbito daquele Município. A iniciativa ocorreu diante da ação judicial que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em que por determinação judicial, 37 municípios cearenses, dentre eles, encontra-se o Município de Santana do Acaraú, não receberão novas doses de vacinas contra a Covid-19, impactando diretamente no 12º lote de vacinas que chegou ao Estado do Ceará na data de 1º de abril de 2021, até atingirem meta de 85% de vacinação das primeiras doses já recebidas. 

Os gestores deverão informar, no prazo de 48 horas, por que o Município de Santana do Acaraú ainda não cumpriu a meta de vacinação de 85% da primeira dose, com a apresentação de justificativas plausíveis. Eles devem dizer a quantidade total de vacinas contra Covid-19 que o Município de Santana do Acaraú receberia em relação ao 12º lote de imunização advindo ao Estado do Ceará na data de 1º de abril de 2021. Além disso, devem encaminhar documentação comprobatória que atestem o cumprimento da meta de vacinação de 85% da primeira dose pelo Município de Santana do Acaraú. 

A inobservância da Recomendação acarretará a adoção de todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis pelo Ministério Público, inclusive, o ajuizamento da pertinente Ação Civil Pública. Deverão ser cumpridos estritamente os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pela CIB em conformidade com critérios objetivos, baseados no maior grau de exposição e no maior risco de vida, para vacinação dos grupos prioritários, sob pena de responsabilização, inclusive por improbidade administrativa, caso a fila seja ilegalmente desrespeitada. 

Na forma do artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/93, o prefeito e a Secretaria de Saúde, têm o prazo de 48 horas, para comunicar a Promotoria de Justiça, por intermédio do e-mail: prom.santanadoacarau@mpce.mp.br as providências adotadas para cumprimento da Recomendação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!