Pular para o conteúdo principal

Centro de Inovação do SESI Ceará e Observatório da Indústria promovem Painel de Especialistas com o convidado Rogério Scarabel, ex-diretor da ANS

 



Nesta quinta, 9/9, das 15h30 às 18h30, acontece o Painel de Especialistas, na sala de inteligência do Observatório da Indústria, na FIEC. O evento é realizado pelo Centro de Inovação (CIS), em parceria com o Observatório da Indústria, e entre os convidados está o ex-diretor da Agência Nacional de Saúde (ANS), Rogério Scarabel, que fará um breve discurso sobre o cenário atual de saúde suplementar e os contratos coletivos empresariais.



O Painel de Especialistas é um encontro estruturado que busca a interação e participação de especialistas e industriais para alcançar um determinado consenso, aval, opinião e percepção sobre um tema. Na ocasião, será discutido o Projeto Saúde Suplementar para Indústria.



O CIS e o Observatório da Indústria chamaram colaboradores de pequenas, médias e grandes indústrias cearenses com o objetivo de fornecer aos participantes uma experiência de imersão na temática de Saúde Suplementar e estimular a identificação dos principais desafios na negociação com as operadoras de saúde e manter o benefício para os trabalhadores.


De acordo com a enfermeira do trabalho e pesquisadora, Caroline Diniz, essas informações permitirão validar uma solução proposta em fase de protótipo e, ainda, e novas resoluções em Saúde Suplementar para que o SESI Ceará se torne um mediador dentro da cadeia para os interesses da indústria.



Projeto Saúde Suplementar para Indústria


O CIS está desenvolvendo uma solução que busca atender empresas de pequeno, médio e grande porte que ofereçam o benefício do plano de saúde para seus empregados com o objetivo de fornecer insumos para que a gestão em saúde suplementar seja otimizada.



Essa metodologia envolve troca de conhecimento, orientação e profundidade no tema com os responsáveis pelos contratos nas empresas.  “Além disso, por meio de análise de dados de utilização e perfil dos beneficiários, O CIS cria estratégias junto com a empresa para que estas possam reduzir riscos em saúde do trabalhador e diretamente reduzir despesas relacionadas a saúde suplementar”, aponta Caroline Diniz.



O projeto está em fase de testes e validações que acontecerão com a realização do Painel de Especialistas. A etapa seguinte será implantar, de forma gratuita, um piloto em alguma empresa da indústria local. Essa fase leva de três a quatro meses para a apresentação personalizada da solução.


Setor


De acordo com dados do Painel da ANS, até maio de 2021 o Brasil contava com 48,14 milhões de beneficiários em planos de saúde médicos-hospitalares. Os planos coletivos, empresariais ou por adesão, somam 80% dos usuários, por isso grande parcela dos custos em saúde é paga pelo setor privado. Esse ano algumas empresas já começaram a receber em seus contratos por adesão, reajustes na casa dos 16%.



Outra problemática inerente ao setor é que o reajuste dos planos coletivos não é regulado pela ANS, há uma premissa que as empresas têm o poder de negociação com as operadoras, porém não acontece na prática. Sem a transparência, sobre dados de utilização, despesas, rol de procedimentos e incorporação de tecnologias, não existem regras específicas para os reajustes praticados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!