Pular para o conteúdo principal

Complexo Hospitalar do Ceará realiza mutirão com quase 400 atendimentos em saúde no próximo dia 05 de julho Dia “E” da iniciativa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas será realizado nos 45 Hospitais Universitários da Rede Ebserh em todo o país, de forma simultânea. No Ceará, os procedimentos serão no Complexo Hospitalar da UFC com a presença do ministro Camilo Santana e demais autoridades

  N o próximo sábado (05), haverá o Dia E do projeto  Ebserh  em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país. Vinculado à  Ebserh , o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará - formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) - participará da ação com a realização de cerca de 390 procedimentos, entre cirurgias, exames e demais procedimentos. Ação contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e demais autoridades.   Nos dois hospitais do Ceará, serão atendidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame no Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, a ação é para adiantar procedimento de paciente que já aguarda por...

No Dia Nacional da Alfabetização (14/11) SESI Ceará reforça importância da leitura

 


No dia 14/11 é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, a Escola SESI SENAI destaca a relevância desse momento no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais, 1º ao 5º, do Ensino Fundamental. Para tornar esse momento ainda mais participativo, a entidade criou o Projeto Leiturinha.

Ele tem o propósito de tornar a leitura uma atividade prazerosa que desenvolve a criatividade, a curiosidade e o interesse pela literatura. Além disso, o projeto visa desenvolver as habilidades e as competências da escrita e da leitura de modo leve e lúdico. 


A metodologia do projeto é um ciclo semanal que consiste em visitar à biblioteca, realizar o empréstimo, ler o livro em casa, registrar as percepções da leitura no diário do leitor e compartilhar com os colegas as leituras na sala de leitura em uma aula especial. 


A Gilmara Maia, mãe da Vitória, aluna do 1° ano fundamental da Escola SESI SENAI, tem acompanhado de pertinho a evolução da filha. “O Projeto Leiturinha me surpreendeu muito, pois não é só o ato de entrar na biblioteca pegar um livro e sair. Como também tenho acesso à biblioteca criamos um ritual de escolher, manipular, olhar as figuras e escolher as histórias”, revela, elogiando, ainda, o acervo.


Vitória conta que aprecia muito os livros e suas histórias e toda semana lê uma diferente. Também tem o hábito de observar as ilustrações e aprendeu a identificar o nome dos autores e dos ilustradores. “Gosto muito da Ruth Rocha e da Ana Maria Machado, mas tem uns desconhecidos que gosto muito também”, diz.  Pelo registro que fica no diário do projeto ela já leu 25 esse ano, mas a conta é ainda maior, pois nem todos ficaram anotados. O seu favorito foi “Liga-desliga”, de Camila Franco e Marcelo Pires.


Além da escola


A mãe da Vitória percebeu que o projeto despertou nela o gosto pela leitura. Se tornou um momento esperado da semana, pois a mãe lê fazendo as vozes dos personagens. “Quando o livro é engraçado a risada é generalizada e quando são histórias que exigem mais reflexão, refletimos juntas também”, declara. Em tempos de excesso de eletrônicos, ela avalia que momentos assim são essenciais para a formação de uma bagagem cultural, um vocabulário mais amplo, uma escrita mais bem elaborada. 


Ela percebeu essa evolução na filha ao longo do ano e atribui uma grande parte ao Projeto Leiturinha. “Parabenizo e agradeço a escola por oportunizar essa chance de crescimento e desejo que se amplie para que mais famílias também tenham esse retorno”, comenta.


As declarações reforçam os objetivos do projeto que são despertar o prazer e o desejo de novas e diferentes tipos de leitura; aguçar o potencial cognitivo, a fantasia e a criatividade do estudante; desenvolver habilidades de produção oral, escrita e em outras linguagens; estimular habilidades cidadãs, através do ato de alugar, preservar e devolver os livros

da biblioteca; e aperfeiçoar a leitura, a escrita e o vocabulário.


Mais informações sobre a Escola SESI SENAI acesse www.sesi-ce-org.br/escolasesisenai



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.