Pular para o conteúdo principal

Farmácias Polo ampliam atendimento em Fortaleza neste sábado (10/01) Seis unidades funcionarão das 8h às 17h para facilitar o acesso da população a medicamentos

  Neste sábado (10/01), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o acesso da população a medicamentos com o funcionamento das Farmácias Polo, das 8h às 17h. Na data, seis postos de saúde com Farmácia Polo estarão abertos para atender os usuários que necessitam desse serviço. A iniciativa busca dar mais agilidade à dispensação de medicamentos , garantindo o cuidado contínuo às pessoas , sempre mediante apresentação de receita e encaminhamento médico. A ação integra o programa Saúde que Cuida Fortaleza, voltado ao fortalecimento da rede municipal de saúde, com investimentos em melhorias estruturais, ampliação de serviços e reforço das equipes profissionais. As Farmácias Polo são responsáveis pela dispensação de 139 medicamentos adquiridos pelo município, incluindo aqueles destinados ao tratamento de transtornos mentais, hipertensão, diabetes, dislipidemia, além de antibióticos, entre outros. As unidades contam com farmacêuticos, que orientam ...

No Dia Nacional da Alfabetização (14/11) SESI Ceará reforça importância da leitura

 


No dia 14/11 é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, a Escola SESI SENAI destaca a relevância desse momento no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais, 1º ao 5º, do Ensino Fundamental. Para tornar esse momento ainda mais participativo, a entidade criou o Projeto Leiturinha.

Ele tem o propósito de tornar a leitura uma atividade prazerosa que desenvolve a criatividade, a curiosidade e o interesse pela literatura. Além disso, o projeto visa desenvolver as habilidades e as competências da escrita e da leitura de modo leve e lúdico. 


A metodologia do projeto é um ciclo semanal que consiste em visitar à biblioteca, realizar o empréstimo, ler o livro em casa, registrar as percepções da leitura no diário do leitor e compartilhar com os colegas as leituras na sala de leitura em uma aula especial. 


A Gilmara Maia, mãe da Vitória, aluna do 1° ano fundamental da Escola SESI SENAI, tem acompanhado de pertinho a evolução da filha. “O Projeto Leiturinha me surpreendeu muito, pois não é só o ato de entrar na biblioteca pegar um livro e sair. Como também tenho acesso à biblioteca criamos um ritual de escolher, manipular, olhar as figuras e escolher as histórias”, revela, elogiando, ainda, o acervo.


Vitória conta que aprecia muito os livros e suas histórias e toda semana lê uma diferente. Também tem o hábito de observar as ilustrações e aprendeu a identificar o nome dos autores e dos ilustradores. “Gosto muito da Ruth Rocha e da Ana Maria Machado, mas tem uns desconhecidos que gosto muito também”, diz.  Pelo registro que fica no diário do projeto ela já leu 25 esse ano, mas a conta é ainda maior, pois nem todos ficaram anotados. O seu favorito foi “Liga-desliga”, de Camila Franco e Marcelo Pires.


Além da escola


A mãe da Vitória percebeu que o projeto despertou nela o gosto pela leitura. Se tornou um momento esperado da semana, pois a mãe lê fazendo as vozes dos personagens. “Quando o livro é engraçado a risada é generalizada e quando são histórias que exigem mais reflexão, refletimos juntas também”, declara. Em tempos de excesso de eletrônicos, ela avalia que momentos assim são essenciais para a formação de uma bagagem cultural, um vocabulário mais amplo, uma escrita mais bem elaborada. 


Ela percebeu essa evolução na filha ao longo do ano e atribui uma grande parte ao Projeto Leiturinha. “Parabenizo e agradeço a escola por oportunizar essa chance de crescimento e desejo que se amplie para que mais famílias também tenham esse retorno”, comenta.


As declarações reforçam os objetivos do projeto que são despertar o prazer e o desejo de novas e diferentes tipos de leitura; aguçar o potencial cognitivo, a fantasia e a criatividade do estudante; desenvolver habilidades de produção oral, escrita e em outras linguagens; estimular habilidades cidadãs, através do ato de alugar, preservar e devolver os livros

da biblioteca; e aperfeiçoar a leitura, a escrita e o vocabulário.


Mais informações sobre a Escola SESI SENAI acesse www.sesi-ce-org.br/escolasesisenai



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.