Pular para o conteúdo principal

Em fevereiro, Ceará registra 3,9 mil novos postos de trabalho

  O Ceará manteve a geração de postos de trabalho em fevereiro e registrou o segundo mês de saldo positivo, com um crescimento de 3.897 empregos com carteira assinada. Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o resultado, o Ceará se mantém como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Nordeste, atrás da Bahia (6.249). O nível de emprego formal variou positivamente em 0,29% no Ceará e atingiu o total de 1.358.631 pessoas com carteira assinada em fevereiro de 2024. O balanço do Novo Caged é proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (48.488) e demissões (44.591). “Estamos confiantes que 2024 será um ano ainda melhor, considerando os investimentos públicos, a exemplo das iniciativas dos governos estadual e federal, e da confiança do setor privado, que tem mantido o nível de investimentos e a expansão dos seus negócios. Além

Instituto Diageo abre inscrições gratuitas para formação de bartenders

 

 São 500 vagas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. O Ceará é o segundo estado do País com mais bartenders formados em 2021 pelo programa.

 

Estão abertas e são gratuitas as inscrições para a capacitação profissionalizante, Learning for Life, que forma pessoas na atividade de bartender. Para a primeira turma de 2022 são oferecidas 500 vagas, destinadas a maiores de 18 anos de todo o País em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet, pois as aulas serão online. O formulário para inscrição, que vai até 21 de janeiro, está no link da bio do perfil do Instagram @learningforlife_br (www.instagram.com/learningforlife_br). Quem se inscrever receberá contato por e-mail e deve mencionar uma atividade que comprove o interesse na carreira de bartender. O curso, promovido pelo Instituto Diageo, é totalmente gratuito, tem previsão de início em fevereiro, duração de dois meses e concede certificado. As pessoas formadas estarão aptas a atuar no mercado de trabalho.

 

“A falta de formação técnica e qualificada é um obstáculo para quem quer se inserir no mundo do trabalho e agora, com a reabertura gradual do setor de bares e restaurantes, a formação de bartender é uma oportunidade para quem quer conquistar melhores condições de vida. Investimos nos participantes do Learning for Life para que tenham competências diferenciadas por meio de conteúdos como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros, além do essencial conhecimento para o preparo de drinks”, afirma Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.

 

O Ceará é o segundo estado do País com mais bartenders formados pelo Learning for Life em 2021, foram 174 pessoas; o primeiro é São Paulo, o terceiro é o Rio de Janeiro e o quarto, Pernambuco. O treinamento é aplicado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 22 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. A capacitação vem agregando a essa trajetória a promoção da equidade de gênero, equidade racial e diversidade como um todo, e, atualmente, mais da metade das turmas são compostas por mulheres, bem como por pessoas pretas e pardas.

 

Formado na edição do Learning for Life concluída em dezembro de 2021, Manoel Gerivaldo Sousa, 26, destaca os saberes proporcionados pela formação. “Eu trabalhava em restaurante como bartender, mas não conhecia nada sobre a história da coquetelaria, a origem das bebidas, como são fabricadas. Através desse curso, hoje tenho muito conhecimento e uma nova visão sobre o universo do bar. Foi muito, muito importante para mim”, diz Manoel, bartender do restaurante Paris 6, em Fortaleza. Ele sonha em ter o próprio bar, assim como Victoria Lima, 24, formada na mesma turma e bartender freelancer no bar Boteco da Vila, também na capital cearense. “O que eu mais gostei foi a didática, professores bem presentes e a riqueza de conteúdo”, conta, sobre a capacitação somada à jornada dela.

 

O Learning for Life conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento. 

 

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real!, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

 

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em  DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.