Pular para o conteúdo principal

Transporte em aeronave da Ciopaer salva criança vítima de afogamento e parada cardiorrespiratória

 A rapidez no atendimento e deslocamento de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho ininterrupto dos profissionais do transporte aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na tarde dessa segunda-feira (21), uma equipe da base de Juazeiro do Norte foi acionada para o transporte de uma criança de um ano e quatro meses, vítima de afogamento, até uma unidade hospitalar de alta complexidade.

O trajeto entre os municípios de Campos Sales e Crato, pertencentes à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, durou cerca de 30 minutos. Se o transporte ocorresse por meios terrestres, o percurso teria sido feito em cerca de três horas. A rapidez no trajeto pela aeronave Fênix 7 contou a cada segundo no tempo de resposta no quadro clínico da criança. O acionamento da aeronave se deu a partir do agravamento clínico do paciente, que apresentou parada cardiorrespiratória com alterações significativas em seus sinais vitais, além de cianose de extremidades – cor azulada nas pontas dos dedos. Essa é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à falta de oxigenação de extremidades – do sangue, que pode ser causada, por exemplo, pelo quadro de insuficiência respiratória.

Devido à condição de saúde da criança, o transporte se deu de forma urgente. A equipe médica estudou a melhor forma de realizar o deslocamento sem apresentar riscos à vida do pequeno. O paciente estava no Hospital Municipal de Campos Sales, quando a equipe da Ciopaer, da base de Juazeiro do Norte, foi acionada para levá-lo ao Hospital São Camilo, no Crato.

“Fomos acionados para atender uma criança em quadro grave após um afogamento em sua residência, na zona rural de Campos Sales. Ela apresentava Grau 6 de afogamento e parada cardiorrespiratória. Por volta das 15 horas ela se afogou em um tanque. No hospital foi realizada reanimação e intubação. A criança necessitava ainda de um ventilador infantil. Chegamos ao Crato no final da tarde, onde colocamos o paciente em nosso ventilador mecânico, fizemos ajustes necessários de medicações, passamos sonda orogástrica para descomprimir o abdômen e retiramos também uma grande quantidade de água do pulmão. Conseguimos fazer um tratamento mais adequado para a condução até uma unidade de saúde terciária. Com o transporte pela a Fênix 7, a criança conseguiu ser atendida de maneira mais rápida e ter êxito em seu quadro clínico”, ressaltou Victor Lacerda, médico da Ciopaer que realizou atendimento à vítima. 

Durante o voo, o paciente seguiu bem, graças às condições da aeronave e dos equipamentos, bem como dos profissionais do aeromédico, formado por um médico, um enfermeiro e profissionais da segurança pública.

Transportes de alta complexidade

As aeronaves da Ciopaer são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.