Pular para o conteúdo principal

Acervo conta histórias de vida e arte de Sinhá D’Amora em exposição no Shopping Benfica


A mostra pode ser visitada na Galeria BenficArte a partir do dia 1º de Abril

Mulher e nordestina, Fideralina Correia de Amora Maciel, mais conhecida como Sinhá D’Amora, sempre esteve à frente do seu tempo. Vida e obra da pintora serão narradas em exposição que entra em cartaz na Galeria BenficArte a partir do dia 1º de abril. A visitação ocorrerá de segunda a sábado, de 10h às 22 horas, além de domingos e feriados, de 11h30min às 21 horas, com acesso gratuito.

Em comemoração ao aniversário de 296 anos de Fortaleza, a mostra faz parte das medidas promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para o resguardo de bens patrimoniais.

Um memorial à artista Sinhá D’Amora foi montado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, no ano de 2019. A exposição que chega ao shopping Benfica é uma mostra deste memorial. À época, um catálogo foi lançado com obras, informações e aspectos da carreira de D’Amora, acervo que pode ser acessado em PDF neste link. A mostra que inaugura neste mês de abril traz 14 obras restauradas, além de 22 medalhas, um troféu, um diploma e dois álbuns de fotografias de seu acervo pessoal. 

Para o empreendedor do Shopping Benfica e fundador da Galeria BenficArte, João Soares Neto, é uma honra receber no empreendimento as obras da artista plástica cearense, do qual a Secretaria da Cultura de Fortaleza é proprietária e guardiã. “A Galeria BenficArte do Shopping Benfica vai expor com honra e prazer o rico acervo da Sinhá D’Amora, uma das maiores pintoras do século XX no Brasil. Está é uma mostra de grande significado para a arte e a cultura do estado do Ceará. Quero que todos aproveitem para ver o que é belo e permanente, a arte”.

Nas peças disponíveis, o público poderá conhecer a visão revolucionária das obras de Sinhá D’Amora, natural de Lavras da Mangabeira (CE), onde nasceu em 1906. A artista morreu no Rio de Janeiro no ano de 2002. Com trânsito entre diversas escolas e tendências, mantinha seus traços fiéis ao estado em que nasceu. Durante sua carreira, a artista ficou conhecida, ainda, pela luta para romper barreiras na arte antes dominada por homens. 

“Sinhá D’Amora tem uma extensa e relevante contribuição às artes visuais. Esta exposição é uma forma de revisitar a obra deixada por ela, no mês em que celebramos os 296 anos de Fortaleza. Uma série de programações está sendo preparada para o mês de comemorações”, comenta o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

Com reconhecimento a partir de sua terra na cena das artes plásticas, Sinhá D’Amora foi diversas vezes contemplada com premiações e exposições em importantes salões e concursos nacionais e internacionais. Ainda em vida, presenteou o Município de Fortaleza com a doação de parte desse material, composto por medalhas, diplomas e troféus, além de 13 telas de sua autoria e diversos outros objetos pessoais ligados à sua trajetória artística.

SERVIÇO

Data: 1º a 30 de abril

Onde: Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 - Benfica)

Visitação: segunda a sábado, de 10h às 22 horas

Domingos e feriados, de 11h30min às 21 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.