Pular para o conteúdo principal

LABOMAR integra expedição internacional inédita para estudar poluição marinha por microplásticos

 Universidade Federal do Ceará, através de equipe do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), é a única instituição brasileira a participar de uma ação internacional inédita de 30 dias que vai cruzar o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo num estudo sobre a contaminação por microplásticos na água, sedimentos e organismos, sendo uma das primeiras que irá analisar desde o oceano profundo até a superfície. O navio com os pesquisadores parte nesta terça-feira (26) de Salvador (BA), com chegada prevista em Cartagena, na Espanha, no dia 22 de maio.

Imagem: fundo do oceano
Dados da OMS dão conta de que já existem atualmente 5 trilhões de pedaços de plásticos contaminantes em todas as regiões do mundo (Imagem: Unsplash)

A expedição está integrada ao Projeto Internacional I-plastics, do qual o LABOMAR-UFC participa desde 2019, contando com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O I-plastics faz parte de um consórcio multidisciplinar de pesquisadores de cinco instituições de pesquisa de quatro países (Brasil, Portugal, Espanha e Itália), e a UFC é a única instituição brasileira incluída nessa parceria, de acordo com informações do Prof. Marcelo Soares, docente do LABOMAR e coordenador brasileiro do I-plastics.

Segundo ele, “a proposta do I-plastics é avaliar a dispersão e os impactos dos microplásticos nos oceanos tropicais e temperados, desde a interface regional continente-oceano até o oceano aberto, e os resultados dessa pesquisa servirão para elucidar as lacunas científicas que ainda existem acerca dessa problemática social e ambiental”.

Numa ideia da urgência e relevância do estudo, o pesquisador relata que dados dão conta que já existem atualmente 5 trilhões de pedaços de plásticos contaminantes em todas as regiões do mundo e isso se torna cada vez mais comum. Ele alerta ainda que estimativas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o ser humano consome entre 74 e 121 mil partículas de microplásticos por ano, principalmente no açúcar, sal, água e bebidas engarrafadas, além de outras vias. Como se não bastasse, em 2020, foi detectada, pela primeira vez na história, a presença de microplásticos na placenta humana, e este ano, houve a detecção de microplásticos no pulmão humano.

Para Marcelo Soares, a expedição trata-se de uma ação inédita e de alto impacto. “Como pesquisador nascido no Ceará e parte da UFC fico feliz de poder participar e mostrar que nosso estado e a nossa universidade pública está na dianteira de pesquisas internacionais que visam ajudar a humanidade. Também me emociono em poder propiciar a participação de duas mestrandas, jovens pesquisadoras, que irão ter uma oportunidade única”, diz ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.