Pular para o conteúdo principal

Uso frequente de medicamentos benzodiazepínicos pode trazer riscos à saúde





Pílulas para acalmar ou dormir, para dores na cabeça ou no estômago. É comum guardar estes medicamentos na bolsa ou sobre a cabeceira ao lado da cama, sendo uma solução rápida e fácil para aliviar desconfortos. No entanto, é preciso ter cuidado para que o hábito não se torne um vício, visto que essas drogas, denominadas benzodiazepínicos (BZDs), podem causar dependência.

O uso de BZDs pode comprometer o bom funcionamento do corpo e a qualidade de vida do paciente. A eficácia parece positiva a curto prazo, mas, ao longo do tempo, pode desencadear consequências. Os benzodiazepínicos são controlados pelo Ministério da Saúde (MS). A venda ocorre mediante receita especial emitida por profissional da Medicina. Os medicamentos desta categoria mais comumente utilizados são Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam barbitúricos, Zolpidem, Zopiclona, dentre outros.

As medicações atuam como tranquilizantes e sedativos, fazendo com que o corpo desacelere o ritmo de funcionamento. São usados, ainda, para tratamento de transtorno do pânico, ansiedade, insônia, abstinência de bebidas alcoólicas, epilepsia e alívio de dores. O uso dos benzodiazepínicos já foi avaliado em diferentes países e perfis populacionais. No Brasil, estima-se que quase 2% da população adulta seja usuária crônica de benzodiazepínicos, conforme aponta a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas.

Consequências de uso irracional
“Esses medicamentos são de uso restrito e que necessitam de prescrição e acompanhamento médico. O uso inadequado pode ocasionar problemas de memória, mudanças de humor e redução de capacidades cognitivas”, explica Consuelo Bernal, farmacêutica da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“Até mesmo o momento de deixar de usá-los deve ser orientado por um médico, por isso, uma alternativa é aliar o tratamento com acompanhamento de outros profissionais de saúde, como psicólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais”, acrescenta.

A farmacêutica ressalta que o chá é uma alternativa para substituir este tipo de medicamento, em caso de ocasiões esporádicas, como diante de uma gripe, mas sempre com indicação do profissional de saúde. “É importante conversar com um farmacêutico para que ele oriente sobre o chá ideal para o caso. Em relação a indicações, podemos citar o chá de capim santo e de erva cidreira como sedativos leves que podem auxiliar no tratamento de ansiedade ou distúrbio de sono. Lembrando que o uso deve ser, realmente, em situações em que haja necessidade”, pontua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.