Pular para o conteúdo principal

Fiscalização no interior do Ceará visa coibir exercício ilegal da arquitetura



A fiscalização visa coibir o exercício ilegal do profissional e assegurar a prestação de serviços técnicos e obras com a participação de um profissional arquiteto visando garantir a segurança da sociedade


Com o intuito de coibir o exercício ilegal do profissional da Arquitetura e Urbanismo no Ceará, a equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) realizou ações na cidade de Quixadá. Segundo a Coordenadora de Fiscalização do CAU/CE, Sarah Bastos, a fiscalização também tem por objetivo assegurar a prestação de serviços técnicos ou execução de obras com participação de um profissional arquiteto compatível com as necessidades e a segurança devida para a sociedade. 


A fiscalização já esteve presente nos municípios de Fortaleza, nos bairros da Regional 5; no Alphaville do Eusébio; Aracati; Beberibe e Maranguape. “Durante as fiscalizações nas obras é verificado se existe um responsável técnico legal, assim como o documento de responsabilidade técnica, além da sinalização das placas de obras”, explica. 


A coordenadora de fiscalização destaca que, qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma irregularidade pode realizar uma denúncia junto ao Conselho, não sendo necessário ser um arquiteto e urbanista para realizar o procedimento. “Quem desejar fazer uma denuncia, é só acessar o nosso site www.cauce.gov.br/denuncia”, ela ainda reforça que o serviço é gratuito. 


Em tempo


Ao todo, 713 relatórios de fiscalização foram elaborados em 2021, 378 geraram notificações preventivas. Dessas notificações preventivas, 113 foram regularizadas sem implicar na lavratura de auto de infração. No entanto, 127 autos de infração foram lavrados com boletos de multa. 


De acordo com Sarah Bastos, as principais infrações constatadas e notificadas em todo o ano passado foram: ausência de registro profissional, registro profissional interrompido, inexistência de RRT, exercício ilegal da profissão; obstrução da fiscalização, uso indevido do título, acobertamento, ausência de placa de obra, falta de registro no CAU e CREA, inexistência de um responsável técnico.


Em maio


Neste mês, a fiscalização acontecerá em Sobral, Aquiraz, Meruoca, Itapipoca, Canindé, Madalena, Pacatuba e Guaiuba; também em Fortaleza em bairros da Regional 2, 4, 7 e 12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.