Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará anuncia fim da tarifa de contingência de água no Ceará

 

Medida vale a partir do consumo do mês de maio para toda a Região Metropolitana de Fortaleza e foi anunciada em live pelas redes sociais

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quinta-feira (5), a governadora do Ceará, Izolda Cela, tratou sobre a situação hídrica do Ceará, e anunciou o fim da tarifa de contingência da água, taxa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), criada em 2015 em razão de um período de forte escassez hídrica. Ao seu lado, estavam o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, e o presidente da Cagece, Neuri Freitas.

A iniciativa se deve em grande parte ao aporte aos reservatórios durante a quadra chuvosa de 2022. Dados recentes da Cogerh contabilizam aporte de 3,64 bilhões de metros cúbicos, valor superior ao contabilizado em 2021, quando foi registrado pouco mais de 1,7 bi de aporte.

Izolda Cela ressaltou que a média total de reservas do Ceará é de 37% e que segue subindo. Para demonstrar como o panorama hídrico tem melhorado, embora não de forma uniforme, o secretário Francisco Teixeira destacou que “a situação já chegou a 6%”. Por isso, é um momento que se pode celebrar bons números no Estado, principalmente na Grande Fortaleza.

“Se observamos o macrossistema que serve a Fortaleza e à Região Metropolitana, mais precisamente a 18 municípios, nós temos um percentual de quase 95% de abastecimento e com uma previsão de chegar a 100% no final de maio. Esses números nos dão uma situação confortável”, pontuou a governadora do Ceará.

Izolda Cela explicou que essa situação atual dá autonomia de água para a região servida pelos açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião por dois anos sem precisar da necessidade da água do Castanhão. “Com a situação dos dados desse relatório, nós decidimos pela revogação do ato declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica. Ou seja, nos permite a determinação imediata para retirar a tarifa de contingência de água pela Cagece”, apontou.

A taxa de contingência até então era cobrada de cerca de 353 mil domicílios cearenses, nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Paraipaba e Paracuru.

“Mais de quatro milhões de pessoas serão beneficiadas e a medida vale a partir do consumo do mês de maio. Portanto, somente as faturas que chegarão para pagamento em junho estarão sem essa cobrança”, destacou o presidente da Cagece, finalizando a transmissão.

A chefe do executivo agradeceu ainda à população pela consciência em economizar água durante os últimos anos. “Quero agradecer a todos e a todas que contribuíram com a economia de água para que não passássemos por medidas mais radicais nos momentos difíceis”, concluiu Izolda.

Uso Racional da água e Clima Semiárido

A situação, entretanto, segue irregular no Sertão Central, com a Bacia do Banabuiú registrando apenas 9% de sua capacidade máxima de armazenamento. O alerta indica que mesmo com bons aportes, o clima semiárido tem como característica chuvas irregulares com regiões mais confortáveis e outras com armazenamentos menos expressivos – como é o caso da bacia do Curu e do Banabuiú no Sertão Central.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.