A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga o edital para seleção de até 38 trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a 73ª edição do Salão de Abril. A mostra de artes é uma das mais antigas em atividade no Brasil e faz parte do calendário de eventos da capital cearense, com participação expressiva de público e aclamação da crítica especializada.
As inscrições dos interessados estão abertas a partir desta terça-feira (07/06) e seguem até 17 de junho, às 17 horas, por meio do site do Salão de Abril. Na plataforma, poderão ser realizadas inscrição, submissão do trabalho artístico e o envio da documentação de habilitação jurídica.
A inscrição é gratuita, sendo trinta vagas destinadas exclusivamente a artistas visuais que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará, ficando as oito vagas restantes destinadas exclusivamente para artistas residentes ou comprovadamente radicados nos demais estados do Nordeste brasileiro. Pela participação na 73ª mostra do Salão de Abril, os proponentes selecionados receberão o valor bruto de R$ 5 mil, cada.
De acordo com o edital, cada proponente inscrito poderá submeter até um trabalho como autor e até um como coautor, em qualquer categoria dentro da linguagem das Artes Visuais. As obras podem ser uma individual do próprio artista inscrito e/ou uma obra coletiva da qual ele seja co-autor, devendo, neste último caso, ter a anuência dos demais coautores da obra coletiva.
Para compor o edital, uma consulta pública foi realizada em duas etapas. No dia 12 de maio, no Teatro Antonieta Noronha, ocorreu uma reunião com artistas do campo das artes visuais para construir de forma coletiva a minuta agora apresentada. Já a segunda etapa, realizada para escuta dos artistas e produtores, aconteceu quinta e sexta-feira (02 e 03/06), com a disponibilização da minuta no Canal Cultura, da Prefeitura de Fortaleza.
Tema e homenagens
Nesta edição, a mostra realiza uma homenagem ao centenário de um dos marcos culturais brasileiros, a Semana de Arte Moderna, conhecida também como Semana de 22. O movimento ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. À época, participaram nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, entre outros. Em 2022, é celebrado ainda o centenário do artista cearense Antônio Bandeira, que fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, nos anos 1940, e foi o vencedor do 1º Salão de Abril, em 1943.
“A Semana de 22 é conhecida como um período disruptivo para a cultura brasileira, um momento de mudanças, novas propostas, vanguarda”, contextualiza o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira. “A nosso intuito ao trazermos esta temática é, também, dialogarmos com as propostas disruptivas que os artistas, historicamente, trazem para o Salão de Abril. O evento é um espaço para ousar, que acolhe as mais diversas ideias, linguagens e formatos”.
Serviço
Inscrições para o 73º Salão de Abril - edição 2022
Período: de 7 a 27 de junho, às 17 horas
Inscrições: site do Salão de Abril
Mais informações: site do Instituto Iracema
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.