Pular para o conteúdo principal

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

Prefeitura de Fortaleza prorroga validade de carteira estudantil 2023 por quinze dias A prorrogação é válida até o dia 17 de maio para os estudantes que já realizaram a solicitação do novo documento e aguardam o recebimento da carteira 2024

 

Prefeitura de Fortaleza prorroga validade de carteira estudantil 2023 por quinze dias

A prorrogação é válida até o dia 17 de maio para os estudantes que já realizaram a solicitação do novo documento e aguardam o recebimento da carteira 2024


O prefeito José Sarto determinou, nesta quinta-feira (02/05), a prorrogação das carteiras estudantis 2023 por mais 15 dias para os alunos que já solicitaram e não receberam o documento de 2024. Assim, o antigo documento segue válido até o dia 17 de maio. Aqueles que já possuem a nova carteira 2024 podem utilizá-la no transporte coletivo normalmente.

O objetivo da prorrogação é que os estudantes não sejam prejudicados e possam usufruir dos benefícios do Passe Livre e da tarifa estudantil no valor de R$ 1,50. Para utilizar o documento de 2023, o titular da carteira, que já fez sua solicitação, deve comparecer à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) com os documentos de identificação para efetivar o desbloqueio.

Créditos da carteira
Os créditos da carteira estudantil de 2023 já foram transferidos para os estudantes que possuem a carteira de 2024. Por isso, os estudantes devem consultar o site Identidade Estudantil para verificar se a carteira 2024 está pronta, localizar o documento e utilizar a mesma. Os documentos já estão automaticamente desbloqueados no validador dos coletivos.

Até o mês de abril, já foram entregues 209.671 carteiras de 2024 às entidades estudantis, que ficam responsáveis pela entrega aos estudantes. As novas carteiras começaram a ser entregues pelas entidades desde o início do mês de abril nas escolas e nas entidades estudantis. 

Solicitação

Os estudantes podem solicitar o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil durante todo o ano. A solicitação também pode ser feita de forma presencial, desde que seja agendada no site da Etufor e seja escolhido um dos postos de atendimento:
- Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 - Vila União)
Telefones: (85) 9 9124.6609, 9 9297.0180 e 9 9405.3574
- Shopping RioMar Kennedy
- Vapt Vupt Centro, Messejana, RioMar Fortaleza e Antônio Bezerra
- Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza
- Terminal Washington Soares

Documentação

A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.

Biometria

Todos os estudantes devem realizar novamente a biometria que pode ser feita on-line ou de modo presencial. A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Alunos novatos

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma on-line ou presencial para receber a carteira nova.

Alunos veteranos

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.

Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Os alunos que já possuem carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, devem solicitar a confirmação de matrícula e imprimir o boleto pelo site. Caso tenham mudado de escola ou universidade, devem solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados. Dessa forma, podem imprimir seu boleto com as informações corretas. Em ambos os casos, é necessário acessar o Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura.

Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2024, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou de forma presencial. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação.

Confirmação da matrícula

Após realizados os pedidos, os alunos devem acompanhar a solicitação pelo site. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site da Etufor e aguardar o processo de confecção para receber os documentos em suas instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.