Pular para o conteúdo principal

Desembargadora Iracema Vale assume função de juíza auxiliar do TSE

  A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é a nova juíza auxiliar no Gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem à frente a ministra Carmen Lúcia. A magistrada foi nomeada nessa quarta-feira (10/07) e já assumiu as funções. Presidente do TJCE no biênio 2015-2017, Iracema Vale foi a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do CNJ. De outubro de 2019 a setembro de 2020, atuou como juíza auxiliar da Presidência do Conselho. Ingressou o Judiciário cearense em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado. No TJCE, além de presidente, a desembargadora Iracema Vale desempenhou as funções de ouvidora e membro do Conselho Superior da Magistratura. Também exerceu o

Plano operacional da Parada pela Diversidade Sexual 2024 inclui reforço de segurança e transporte público Evento ocorre no domingo (30/06), a partir das 16h na Av. Beira-Mar

 

Evento ocorre no domingo (30/06), a partir das 16h na Av. Beira-Mar


auditório do paço municipal
Apresentação do plano operacional ocorreu nesta quinta-feira (27/06) (Foto: Daniel Calvet)

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, nesta sexta-feira (28/06), o Plano Operacional para a XXIII Parada pela Diversidade Sexual, que ocorre no domingo (30/06), na Av. Beira-Mar.

O evento terá sua concentração a partir das 16h nas proximidades da Barraca do Joca, com saída programada às 18h. Junto com a passeata, trios elétricos percorrerão cerca de dois quilômetros com shows e performances artísticas que acontecem até às 22 h.

Na Parada, a Prefeitura de Fortaleza contribuirá com reforço da segurança, ordenamento de tráfego, transporte público, limpeza pública e ações educativas em saúde.

A Parada pela Diversidade do Ceará marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de Junho) com manifestações artísticas e sociais para reivindicar o fim da discriminação e exigir respeito e direitos.

O evento sem fins lucrativos é organizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), com apoio da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado. Anualmente, o evento reúne cerca de um milhão de pessoas para promover os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexos e de outras identidades de gênero.

Para Dáry Bezerra, presidente do GRAB, a Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é "um período de celebração do orgulho LGBTQIA+ e um reforço na luta por direitos e representatividade da nossa população. Esperamos entre 800 mil a um milhão de pessoas na Avenida Beira-Mar. Será uma celebração da vida, destacando nossos talentos locais”.

Andrea Rossati, coordenadora de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, ressaltou que "este ano, a Parada traz uma novidade emocionante: a introdução da Patrulha da Diversidade, que estará presente pela primeira vez. Estou bastante feliz com essa iniciativa que promove um ambiente mais seguro e inclusivo para todos os participantes, especialmente em casos relacionados à comunidade LGBTQIA+".

Plano operacional XXIII Parada pela Diversidade Sexual

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) desenvolveu uma operação especial de mobilidade para facilitar o acesso do público ao evento. O efetivo será composto por 80 agentes e operadores de tráfego.

A atuação da AMC terá início no sábado (29/06), a partir das 23 horas, com a coibição de estacionamento na Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Paula Barros e José Napoleão.

No domingo (30/06), dia do evento, a partir das 16h, o bloqueio na Av. Beira-Mar será efetuado, impactando desde a Rua José Napoleão até a Av. Rui Barbosa. Os trios elétricos que participarão do desfile seguirão pelo contrafluxo da avenida, no sentido Mucuripe/Dragão do Mar.

Os condutores que precisarem se deslocar pela área terão como opção de desvio toda a Av. Abolição até às 17h30, quando será implementado o bloqueio da via no trecho compreendido entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano por conta do São João de Fortaleza. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Antônio Augusto e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Para atendimento de ocorrências, como irregularidades ou sinistros no trânsito, a população pode acionar a AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota com 15 veículos reservas para o próximo domingo (30/06). Para acessar o evento, os passageiros poderão utilizar as linhas que passam no entorno (ver abaixo). Para quem vai comparecer à Parada, a Prefeitura de Fortaleza oferece a Tarifa Social, em que há um desconto nas passagens, R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia).

Devido aos bloqueios nas vias da região realizados no domingo, as linhas que trafegarem pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste farão o seguinte percurso: Av. da Abolição, Av. Barão de Studart, Rua Tenente Benévolo, Av. Dom Manoel e seguem seus itinerários normalmente. As linhas que trafegarem pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Oeste/Leste não sofrerão interdição e seguem seus itinerários normalmente.

Linhas regulares que passam próximo a Av. Beira Mar, local do evento:
011 - Circular I
012 - Circular II
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra / Mucuripe
077 - Parangaba / Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe/ED
130 - Vila do Mar / Náutico II
711 - Barra do Ceará / Cais do Porto
752 - Caça e Pesca / Centro
901 - Dom Luís
905 - Meireles / Centro
906 - Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 - Castelo Encantado / Centro
Linhas corujões que passam próximo ao local do evento:
01 - 055 - Corujão/Grande Circular I
02 - 056 - Corujão/Grande Circular II

Segurança

Na área da segurança, a Guarda Municipal de Fortaleza disponibilizará 116 agentes, entre guardas municipais e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), que atuarão durante os dois dias do evento (sábado e domingo). Os guardas municipais, além de serem distribuídos na operação para atuar na área de segurança dos acessos e do entorno da festa, ficarão ainda a serviço das atividades junto à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), AMC, além de estarem no apoio aos corredores de transporte público, terminais de ônibus e na prevenção e salvamento aquático.

O atendimento será realizado por radiocomunicadores, drones, câmeras de videomonitoramento, atendimento e despacho e linha direta com a Ciops para ocorrências. Estarão atuando 144 câmeras apenas na Beira-Mar, além de outras 1.044 câmeras integradas com a SSPDS, AMC e Etufor.

Saúde

No sábado (29/06), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá realizar ações de promoção à saúde na pré-parada da diversidade, na Messejana, das 15h às 18h, por meio do Projeto Fique Sabendo Jovem, que atua na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais, oferta do diagnóstico voluntário do HIV, sífilis, hepatites virais; e encaminhamento para tratamento de IST e HIV/Aids junto a adolescentes e jovens, principalmente, os que estão em situação de maior vulnerabilidade (gays, outros HSH, e em cumprimento de medidas sócio-educativas).

O Fique Sabendo Jovem conta com um micro-ônibus que estaciona em espaços de socialização de adolescentes e jovens realizando a oferta da testagem rápida promovendo assim atividades de prevenção, como a distribuição de preservativos e gel lubrificante.

No domingo, na Av. Beira Mar, das 15h às 20h, as equipes também estarão atuando com distribuição orientada de preservativos e gel lubrificante, além de material informativo.

Limpeza

Haverá serviço de limpeza urbana antes, durante e após o evento. Antes do início da festa, de 8h às 16h, 25 garis vão garantir a limpeza da avenida, já no período de 12h às 22h, 10 profissionais estarão estrategicamente espalhados pela área e, com o encerramento do evento, outros 25 garis vão realizar a limpeza final da Beira-Mar, a partir das 22h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.