Pular para o conteúdo principal

Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado

  Tomada por emoção, Maria de Lourdes, paciente do HRSC, finaliza o tratamento e toca o Sino da Esperança Tratamento concluído e o melhor: bem pertinho de casa. A técnica em enfermagem aposentada do município de Quixadá, Maria de Lourdes Bezerra, 64, encontrou a 30 km da cidade onde mora, no  Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) , o tratamento que precisava para tratar o câncer. O serviço completa  um ano de atendimento  na unidade da  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)  em  Quixeramobim . Maria descobriu o tumor em uma das mamas no final de 2024 e, ao invés de percorrer quase 300 km com viagens de ida e volta à Fortaleza, foi atendida no HRSC, onde fez cirurgia e as quimioterapias. “Eu pedia a Deus para ficar perto de casa quando fosse fazer meu tratamento”. Sete meses se passaram, da confirmação do câncer até tocar o sino da esperança, no dia 9 de julho. “O tratamento é doloroso, severo. Mas a gente encontra uma força, uma alegria quando está ...

1º semestre de 2025 encerra com reduções de 23,9% nos roubos e de 7,2% nos furtos no Ceará

 Todas as regiões do estado também apresentaram reduções nas ocorrências de roubos e furtos no semestre

Como resultado do intenso trabalho realizado pelos agentes das Forças de Segurança do Ceará, o estado registrou redução nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – que são os roubos – , e nos furtos. Tanto os dados somente do mês de junho como de todo o primeiro semestre deste ano apresentaram reduções. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). 

Com relação aos dados de crimes de roubo, a redução no estado no primeiro semestre foi de 23,9%. Nos seis primeiros meses de 2025 foram registradas 14.658 casos, sendo 4.592 a menos do que no mesmo período em 2024, que encerrou com 19.250 ocorrências. Os principais destaques vão para a Capital e para a região do Interior Norte, com 26,3% de redução. No primeiro semestre deste ano foram registradas 10.036 ocorrências em Fortaleza; já no mesmo período do ano passado foram 13.620 roubos. No Interior Norte foram contabilizados 1.080 casos em 2025 e 1.466 no ano passado.  

O Interior Sul encerrou com 19,6% de ocorrências a menos: 937 roubos em 2025 e 1.166 em 2024. E a Região Metropolitana registrou 13,1% de redução, com 2.065 casos no primeiro semestre deste ano e 2.998 no mesmo período de 2024.

“Esses resultados não acontecem por acaso. Eles são frutos do empenho diário dos homens e mulheres que, dia e noite, vão às ruas com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade para a população cearense. Voltamos os nossos esforços para que as nossas Forças de Segurança estejam mais presentes em todos os lugares, onde as pessoas moram, trabalham, estudam e passam pelo dia a dia. As pessoas se sentem mais seguras quando sentem mais a presença dos policiais nas ruas e viaturas circulando, e essa presença maior certamente ajudou a impedir e desencorajar ações criminosas”, destacou o gestor da SSPDS, Roberto Sá.

Diminuição de furtos no semestre

No primeiro semestre de 2025, foram registrados 2.133 crimes de furto a menos do que no mesmo período de 2024 em todo o estado do Ceará. Neste ano, foram 27.583 casos, enquanto que no ano passado foram 29.716, o que corresponde a uma redução de 7,2%. Dentre as regiões do estado, a que mais apresentou redução nos indicadores de furto no primeiro semestre foi o Interior Sul, com 11,3%. Nessa região foram registrados 4.624 furtos este ano e 5.212 no ano passado. Já a redução na Região Metropolitana foi de 10,3%, com 3.919 ocorrências este ano, diante das 4.638 do ano passado. A diminuição em Fortaleza foi 5,4% com 16.174 casos em 2025 e 17.097 ocorrências no primeiro semestre do ano passado. Por fim, no Interior Norte a redução ficou em 5,7%: com 2.866 furtos este ano e 3.039 no mesmo período do ano passado.

Redução de CVP e furtos em junho 

O mês de junho de 2025 também encerrou com 480 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) a menos do que o mesmo mês de 2024 no Ceará. Neste ano, foram 2.523 ocorrências, enquanto que em junho do ano passado foram 3.003 casos, sendo uma redução de 16%. Dentre as regiões do Ceará, a que mais se destacou nesse período foi o Interior Norte com uma redução de 30,8%, seguida de Fortaleza com 18,2% de diminuição, e da Região Metropolitana, que registrou uma redução de 6,4% nos indicadores criminais.

Já com relação aos registros de crimes de furto no comparativo entre os meses de junho de 2025 e 2024, a redução foi de 10,6%. No sexto mês do ano passado, o Ceará encerrou com 5.542 crimes registrados, enquanto que no mesmo mês deste ano foram 4.953 ocorrências – sendo 589 a menos. A Capital foi a região que mais apresentou redução, com 419 crimes de furto a menos neste ano, representando um percentual de – 14,4%: foram 2.491 casos em junho deste ano e 2.910 no sexto mês do ano passado. A Região Metropolitana de Fortaleza e o Interior Norte registraram diminuições de 13,8% e 10,6%, respectivamente.

Investimento em Segurança Pública

Visando coibir a prática de roubos no estado, o Governo do Ceará conta com algumas iniciativas específicas, sendo elas os programas: Meu Celular, Moto Segura e Segurança no Ponto. Com a plataforma Meu Celular, é possível ativar alertas em caso de roubo, furto ou extravio, o que auxilia na recuperação dos aparelhos. 

Outra iniciativa que fortalece a segurança no estado, e que têm contribuindo para a diminuição dos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), é o programa Moto Segura CE. Por meio dele, o estado realiza o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas e, por meio da comunicação instantânea com as Forças de Segurança, procede para que o veículo seja restituído ao proprietário original. 

Por fim, o programa Segurança no Ponto tem como objetivo reduzir os CVPs em paradas de transporte coletivo. Os locais escolhidos para receber o reforço da Polícia Militar do Ceará (PMCE) são definidos de acordo com as estatísticas da Supesp. Para reforçar o policiamento nas áreas determinadas, são utilizados o ciclopatrulhamento, o motopatrulhamento e o policiamento em viaturas nos períodos de maior movimentação.

 

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.