Pular para o conteúdo principal

Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado

  Tomada por emoção, Maria de Lourdes, paciente do HRSC, finaliza o tratamento e toca o Sino da Esperança Tratamento concluído e o melhor: bem pertinho de casa. A técnica em enfermagem aposentada do município de Quixadá, Maria de Lourdes Bezerra, 64, encontrou a 30 km da cidade onde mora, no  Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) , o tratamento que precisava para tratar o câncer. O serviço completa  um ano de atendimento  na unidade da  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)  em  Quixeramobim . Maria descobriu o tumor em uma das mamas no final de 2024 e, ao invés de percorrer quase 300 km com viagens de ida e volta à Fortaleza, foi atendida no HRSC, onde fez cirurgia e as quimioterapias. “Eu pedia a Deus para ficar perto de casa quando fosse fazer meu tratamento”. Sete meses se passaram, da confirmação do câncer até tocar o sino da esperança, no dia 9 de julho. “O tratamento é doloroso, severo. Mas a gente encontra uma força, uma alegria quando está ...

Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado

 

Tomada por emoção, Maria de Lourdes, paciente do HRSC, finaliza o tratamento e toca o Sino da Esperança

Tratamento concluído e o melhor: bem pertinho de casa. A técnica em enfermagem aposentada do município de Quixadá, Maria de Lourdes Bezerra, 64, encontrou a 30 km da cidade onde mora, no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o tratamento que precisava para tratar o câncer. O serviço completa um ano de atendimento na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim.

Maria descobriu o tumor em uma das mamas no final de 2024 e, ao invés de percorrer quase 300 km com viagens de ida e volta à Fortaleza, foi atendida no HRSC, onde fez cirurgia e as quimioterapias. “Eu pedia a Deus para ficar perto de casa quando fosse fazer meu tratamento”. Sete meses se passaram, da confirmação do câncer até tocar o sino da esperança, no dia 9 de julho. “O tratamento é doloroso, severo. Mas a gente encontra uma força, uma alegria quando está aqui!”, conta.

Inaugurado no dia 15 de julho de 2024, com a presença do governador Elmano de Freitas e da secretária da saúde, Tânia Mara Coelhoo serviço já atendeu a 2.202 pacientes até 11 de julho de 2025. Deste total, 223 já concluíram o tratamento e tocaram o sino, como Maria de Lourdes, que em meio a dor, encontrou no HRSC amparo e acolhimento. “É um hospital onde você não ouve a palavra ‘não’, existe gente que se oferece a ajudar, que se coloca no lugar do outro”, conta emocionada.

Novo serviço ampliou oportunidade de atendimento especializado no interior do estado

Qualidade perto de casa

regionalização do serviço expande o tratamento especializado e de qualidade ao interior, além de permitir que os usuários consigam ter tudo mais perto, evitando deslocamentos longos e viagens cansativas, especialmente em meio a um tratamento contra o câncer, que naturalmente leva a uma condição física mais debilitada.

Elaine Lima, enfermeira que coordena o serviço de oncologia, explica que a regionalização traz um impacto que vai além da comodidade. “Estar perto de casa torna o tratamento menos doloroso e mais digno e com apoio emocional. Com a oncologia no Sertão Central, o cuidado ganhou um sentido mais próximo, mais acolhedor, mais humano”, pontua.

Só quem já precisou, sabe a diferença que faz ter um serviço de oncologia por perto. Antes, a professora de Tauá, Idelvânia Rosenda, 46, tinha que se deslocar cinco horas de viagem (contando somente ida), para ter acesso ao tratamento contra o câncer que descobriu na mama. Uma semana depois do início dos atendimentos em Quixeramobim, ela passou a ser atendida na região e demora pouco mais de duas horas para chegar.

“O Hospital tem o melhor atendimento que eu já recebi, com muita humanização. Desde a recepção, a técnica que faz meu acesso, as enfermeiras e os médicos nas consultas, me dão muita atenção”, relata. Ela foi uma das primeiras pacientes a passar pelo procedimento nas mamas. Desde sua abertura, a oncologia do HRSC já realizou mais de 1.900 diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos.

A professora Idelvânia Rosenda comemora com a equipe do HRSC o fim do tratamento

Experiência que transforma

“Quando a gente toca o sino e olha para trás, a gente consegue ver que transformamos medo em força, em resiliência, e que superamos todas as situações difíceis. Você passa a viver diferente, porque entende que a vida é já, é hoje, e que não pode se limitar a coisas pequenas”, lembra Idelvânia.

A força que vem de quem chega buscando ajuda, também toca e transforma a equipe. O médico coordenador do serviço de oncologia, Leonardo Oliveira, diz que já não é mais o mesmo depois que cruzou pela vida dos inúmeros pacientes que atendeu. “Conheci gente humilde, honesta, cheia de fé, que enfrenta o câncer com uma força que emociona. Atender essas pessoas me fez entender que ser médico vai muito além de receita e exame. É escutar, é acolher, é estar junto, mesmo quando as palavras faltam”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.