Pular para o conteúdo principal

Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado

  Tomada por emoção, Maria de Lourdes, paciente do HRSC, finaliza o tratamento e toca o Sino da Esperança Tratamento concluído e o melhor: bem pertinho de casa. A técnica em enfermagem aposentada do município de Quixadá, Maria de Lourdes Bezerra, 64, encontrou a 30 km da cidade onde mora, no  Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) , o tratamento que precisava para tratar o câncer. O serviço completa  um ano de atendimento  na unidade da  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)  em  Quixeramobim . Maria descobriu o tumor em uma das mamas no final de 2024 e, ao invés de percorrer quase 300 km com viagens de ida e volta à Fortaleza, foi atendida no HRSC, onde fez cirurgia e as quimioterapias. “Eu pedia a Deus para ficar perto de casa quando fosse fazer meu tratamento”. Sete meses se passaram, da confirmação do câncer até tocar o sino da esperança, no dia 9 de julho. “O tratamento é doloroso, severo. Mas a gente encontra uma força, uma alegria quando está ...

Fortaleza realiza 16ª Conferência Municipal de Assistência Social e reforça compromisso com os 20 anos do SUAS A 16ª Conferência Municipal segue até quarta-feira (16/7), quando serão votadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social, que acontece neste segundo semestre

  

grupo de pessoas posa para a foto
O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza e coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), teve como foco o fortalecimento da assistência como política pública de direitos

A 16ª Conferência Municipal de Assistência Social foi aberta nesta terça-feira (15/7), no auditório da Unipace da Assembleia Legislativa do Ceará, reunindo usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil para debater e propor melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza e coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), teve como foco o fortalecimento da assistência como política pública de direitos.

A vice-prefeita e secretária da SDHDS, Gabriella Aguiar, abriu os trabalhos e destacou a importância do SUAS. “Estamos aqui para celebrar 20 anos do SUAS. Mas, acima de tudo, para reafirmar que a assistência social é um direito, não uma caridade. É proteção, é resistência, é pacto coletivo por justiça social”, afirmou.

Ela enfatizou também a importância da participação cidadã e da escuta ativa, lembrando que a conferência se organiza em cinco eixos fundamentais: acesso com equidade, gestão inovadora, integração dos serviços, participação cidadã e financiamento justo. “Não existe transformação social sem inclusão, sem diversidade, sem coragem para mudar o que nos adoece como sociedade”, disse.

O promotor de justiça Luciano Tonet afirmou que a assistência social precisa ser compreendida como política transversal, integrando saúde, educação e segurança. “Estamos em tempos desafiadores, e esse é o momento de discutir para que o poder público consiga, por meio da assistência, guiar para o caminho do bem.” A vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Elizângela Fernandes, ressaltou a importância de ouvir os usuários do SUAS: “Eles são os protagonistas dessa política.”

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marta Sousa, destacou o caráter propositivo do encontro: “É uma grande oportunidade para debater, lutar e garantir o futuro da assistência social.” Representando a Assembleia Legislativa, Pablo Azize, assessor da primeira-dama Tainah Marinho, reforçou: “A conferência é o espaço mais importante dessa política para propor avanços reais para quem mais precisa.”

A 16ª Conferência Municipal segue até quarta-feira (16/7), quando serão votadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social, que acontece neste segundo semestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.