Fortaleza realiza 16ª Conferência Municipal de Assistência Social e reforça compromisso com os 20 anos do SUAS A 16ª Conferência Municipal segue até quarta-feira (16/7), quando serão votadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social, que acontece neste segundo semestre

A 16ª Conferência Municipal de Assistência Social foi aberta nesta terça-feira (15/7), no auditório da Unipace da Assembleia Legislativa do Ceará, reunindo usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil para debater e propor melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza e coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), teve como foco o fortalecimento da assistência como política pública de direitos.
A vice-prefeita e secretária da SDHDS, Gabriella Aguiar, abriu os trabalhos e destacou a importância do SUAS. “Estamos aqui para celebrar 20 anos do SUAS. Mas, acima de tudo, para reafirmar que a assistência social é um direito, não uma caridade. É proteção, é resistência, é pacto coletivo por justiça social”, afirmou.
Ela enfatizou também a importância da participação cidadã e da escuta ativa, lembrando que a conferência se organiza em cinco eixos fundamentais: acesso com equidade, gestão inovadora, integração dos serviços, participação cidadã e financiamento justo. “Não existe transformação social sem inclusão, sem diversidade, sem coragem para mudar o que nos adoece como sociedade”, disse.
O promotor de justiça Luciano Tonet afirmou que a assistência social precisa ser compreendida como política transversal, integrando saúde, educação e segurança. “Estamos em tempos desafiadores, e esse é o momento de discutir para que o poder público consiga, por meio da assistência, guiar para o caminho do bem.” A vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Elizângela Fernandes, ressaltou a importância de ouvir os usuários do SUAS: “Eles são os protagonistas dessa política.”
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marta Sousa, destacou o caráter propositivo do encontro: “É uma grande oportunidade para debater, lutar e garantir o futuro da assistência social.” Representando a Assembleia Legislativa, Pablo Azize, assessor da primeira-dama Tainah Marinho, reforçou: “A conferência é o espaço mais importante dessa política para propor avanços reais para quem mais precisa.”
A 16ª Conferência Municipal segue até quarta-feira (16/7), quando serão votadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social, que acontece neste segundo semestre.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.