35º Cine Ceará começa neste sábado (20), com homenagem à atriz Mariana Ximenes e exibição do longa "Gravidade"
Com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, o 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema tem início neste sábado (20), no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A cerimônia de abertura contará com homenagem à atriz Mariana Ximenes, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira em reconhecimento à sua contribuição à dramaturgia brasileira, especialmente ao cinema.
A programação da noite inclui ainda a exibição do curta-metragem Cada um na sua tomada, resultado de criação coletiva de 20 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Fortaleza, e a estreia do longa Gravidade, de Leo Tabosa, que abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

Até o dia 26 de setembro, o festival exibirá 13 longas e 29 curtas-metragens, distribuídos entre as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, além de sessões especiais, debates e atividades formativas. O acesso a toda a programação é gratuito.
Para Mariana Ximenes, a homenagem tem um significado especial por suas raízes cearenses. “O Ceará é parte de mim, é a terra da minha mãe. Recebo esta homenagem também como filha de uma cearense que me transmitiu, mesmo à distância, o orgulho de pertencer a essa terra. É reconhecer a herança que me atravessa e me constitui. E também me lembra que minha trajetória ainda está em construção”, declarou a atriz.

DESTAQUES - No domingo (21), às 10h, o Hotel Sonata de Iracema recebe debate sobre o filme Gravidade, com a participação do diretor Leo Tabosa e das atrizes Hermila Guedes, Danny Barbosa e Clarisse Abujamra.
Às 14h, no Cinema do Dragão, terá início a Mostra Olhar do Ceará, com a exibição dos curtas Fortaleza liberta, Vermelho de bolinhas e Faísca, além do longa-metragem Verbo ser. Após as sessões, haverá debate com os realizadores.
À noite, no Cineteatro São Luiz, a programação retoma às 18h com o curta Minha mãe é uma vaca, que abre a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Em seguida, será realizada a exibição especial de Para Vigo me voy! e de quatro curtas-metragens produzidos no programa Directors’ Factory Ceará Brasil, com mentoria de Karim Aïnouz: A fera do mangue; A Vaqueira, a dançarina e o porco; Ponto cego; e Como ler o vento.

Nos dias 25 e 26, o festival levará cinema ao ar livre à Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, com a mostra Cinema na Praça. A programação segue até outubro com atividades sociais e itinerantes em diferentes comunidades.
ACESSO ÀS EXIBIÇÕES - A entrada para todas as sessões é gratuita. Os ingressos para o Cineteatro São Luiz estarão disponíveis exclusivamente pela plataforma Sympla, sempre no dia anterior à exibição, a partir das 14h. Já os ingressos para o Cinema do Dragão poderão ser retirados na bilheteria do local, com uma hora de antecedência. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.
Detalhes sobre a programação podem ser encontrados no site do evento e nos perfis do Cine Ceará nas redes sociais: Instagram (@cineceara); e Facebook (Festival Cine Ceará).
Serviço
35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
De 20 a 26 de setembro de 2025, em Fortaleza
Locais: Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão e Hotel Sonata de Iracema
Com informações na assessoria de imprensa do festival.
Fonte: Assessoria do 35º Cine Ceará - e-mail: contatos@cineceara.com
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.