Dia do Coração: SMS oferece prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares Prefeito Evandro Leitão anunciou a aquisição de 112 aparelhos de eletrocardiograma. Todos os postos de saúde de Fortaleza farão exame
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. Para conscientizar sobre prevenção e tratamento desse tipo de doença, a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) criou o Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, dia 29, dentro da campanha Setembro Vermelho.
Em Fortaleza, a Prefeitura disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento para a prevenção, diagnóstico e tratamento gratuitos de doenças cardiovasculares. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 370 mil pacientes são hipertensos. Atualmente, a fila para a realização de exames de eletrocardiograma (ECG) é a maior da capital, com mais de 314 mil solicitações.
No último dia 30 de agosto, durante um mutirão de exames de ECG, o prefeito Evandro Leitão anunciou a aquisição de 112 aparelhos de ECG para equipar os postos de saúde de Fortaleza, por meio do programa Saúde que Cuida.
A aquisição vai garantir que todos os postos estejam equipados para realizar o exame, além da implementação de laudos on-line. A expectativa é realizar aproximadamente 20 mil ECG por mês. A ação tem como foco zerar uma fila acumulada desde 2020.
De acordo com a secretária da Saúde, Riane Azevedo, zerar a fila de ECG é um importante passo para garantir diagnósticos mais rápidos e ampliar o acesso da população a um cuidado de saúde mais eficiente e humanizado.
Prevenção e Diagnóstico
As doenças cardiovasculares são um conjunto de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como artérias e veias. Pode incluir condições como doença coronariana (angina, infarto), doença cerebrovascular (AVC), insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão.
A hereditariedade é um indicativo, assim como a obesidade, o diabetes e a depressão. Porém, a hipertensão pode ser adquirida com hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em sódio e alimentos ultraprocessados, sedentarismo, tabagismo, estresse e excesso de bebidas energéticas e refrigerantes.
Para preveni-la, portanto, é importante adotar hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e atividades físicas.
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, portanto, deve-se atentar para os seus sintomas, que incluem:
- Tontura
- Sangramento nasal
- Falta de ar
- Dor de cabeça
- Dores no peito
- Zumbido no ouvido
- Visão embaçada
- Cansaço
Tratamento
Para o tratamento dos pacientes com fatores de risco, a Rede Municipal de Saúde conta com os 134 postos de saúde de saúde da Capital e nos Centros Especializados de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH), que foram criados para garantir o atendimento de atenção especializada a pacientes hipertensos e diabéticos de alto e muito alto risco.
Em média, os CEADH acompanham, atualmente, 3.550 pacientes hipertensos e diabéticos. Estão disponíveis atendimentos em endocrinologia, cardiologia, oftalmologia, enfermagem, nutrição, entre outros, de acordo com a necessidade dos pacientes.
O encaminhamento aos CEADH ocorre nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) - postos de saúde -, após avaliação e classificação do risco do paciente pela Equipe de Saúde da Família (ESF).
Além do acompanhamento do paciente, a Prefeitura de Fortaleza também disponibiliza 14 medicamentos para o tratamento de doenças cardíacas em todas as 134 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) - os postos de saúde.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.