Pular para o conteúdo principal

Polícia prende suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado Ruy Fontes foi executado em Praia Grande (SP), na segunda (15)

  Uma mulher suspeita de envolvimento na  morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo Ruy Ferraz Fontes  foi presa nesta quinta-feira (18). A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, de acordo com as investigações, ela seria a responsável por transportar um fuzil usado pelos criminosos na execução da vítima, que aconteceu em Praia Grande, na última segunda-feira (15). A investigada de 25 anos teria levado o armamento da Baixada Santista até a região do ABC Paulista, para entregá-lo a uma pessoa ainda não identificada. Foi solicitada a prisão temporária dela, que foi acatada pela Justiça.  O celular da mulher foi apreendido para a perícia. O delegado-geral de Polícia, Artur Dian, apontou as possíveis motivação do crime.  “As investigações complexas nas quais o ex-delegado-geral participou, que incluem prisões de grandes lideranças do crime organizado, ou por questões do atual trabalho dele, como secretário de administração da prefeitura de...

HGWA fortalece vínculos e assegura direitos dos pacientes por meio de Serviço Social

 

Durante os estudos de caso, a equipe avalia os casos mais críticos e planejam ações de auxílio

Com a missão de promover o bem-estar social, a justiça e a inclusão, o Serviço Social é parte essencial do cuidado em saúde. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), esse serviço atua como ponte entre o cuidado clínico e a garantia de direitos, articulando rede socioassistencial, fortalecendo vínculos familiares e assegurando direitos sociais do paciente, seja na internação, na alta ou até em situações de óbito.

Segundo Michel Barbosa, coordenador do Serviço Social do HGWA, uma das estratégias fundamentais é o encontro semanal de estudo de caso, cuja finalidade é de discutir os casos sociais mais complexos com toda a equipe de assistentes sociais, dando um olhar de totalidade. “O objetivo é sempre buscar a melhor resolução, garantindo uma alta segura para o paciente. A cada semana, um caso de uma clínica diferente é escolhido, sempre que houver alguma pendência social que possa comprometer a continuidade do cuidado. Nessas reuniões, são definidos encaminhamentos, novas articulações e possíveis parcerias com órgãos da rede socioassistencial”, explica.

A atuação do Serviço Social também se reflete no apoio a pacientes. Foi o caso de Edmar Soares, pescador de 58 anos. A equipe viabilizou benefícios previdenciários, insumos e curatela (nomeação judicial de um curador que assume o dever de cuidar dos interesses do curatelado, quando ele tem incapacidade transitória ou permanente). Também foi facilitada a presença da esposa durante a internação, articulando com o município de origem o transporte diário. “Achei muito bom. Eles estão me ajudando muito. Eu tenho ido atrás de benefícios, com a ajuda dos meus filhos, que não sabiam que ele tinha direito e isso vai nos ajudar demais”, relata Irelda Silva, esposa do paciente.

Dona Irelda, que acompanha o esposo internado, recebe as orientações da assistente social

Entre os desafios enfrentados pelo Serviço Social estão os casos de pacientes em situação de rua. Nesses cenários, a equipe busca inicialmente localizar familiares e restabelecer vínculos. Além disso, em situações que envolvem pacientes de outros estados, a equipe atua na articulação com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Ministério Público para viabilizar transporte, permitindo o retorno seguro ao convívio familiar, quando possível, e até abrigos.

Outro aspecto importante é o atendimento a pacientes sem documentação civil. O Serviço Social aciona o Caminhão do Cidadão, que realiza o processo de emissão de documentos ainda durante a internação. Quando necessário, são mobilizados órgãos como a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades de saúde ou escolas para localizar familiares e garantir que o paciente não permaneça invisível perante a rede.

Articulação constante

Para a assistente social Juliana Araújo, o trabalho no hospital exige uma articulação constante com diferentes políticas públicas. “Nosso contato é com toda a rede. Trabalhamos na política de saúde, mas dialogamos também com previdência, habitação e assistência social. Nosso papel é garantir que o paciente não saia daqui invisível. Seja para acessar um benefício, resgatar a convivência familiar ou conseguir uma documentação, estamos presentes em todas as fases: da internação à alta, ou mesmo no pós-óbito, quando é preciso assegurar direitos aos dependentes”, ressalta.

Juliana recorda o caso de uma idosa internada após um AVC, sem nenhum documento civil e sem vínculos formais de trabalho. A articulação entre o hospital, o Ministério Público e a rede de acolhimento institucional garantiu os cuidados necessários após a alta. Outro caso foi o de uma paciente vítima de violência doméstica, que, mesmo sem cumprir o tempo mínimo de contribuição, conseguiu acessar benefício previdenciário graças à flexibilização prevista na legislação, um direito garantido após a intervenção do Serviço Social junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.