Judiciário cearense abre inscrições para curso de formação de conciliadoras(es) e mediadoras(es) judiciais
Pessoas interessadas em se tornar conciliador (a) ou mediador (a) tem uma nova oportunidade. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), abriu inscrições para o Curso de Formação de Conciliadoras(es) e Mediadoras(es) Judiciais. O processo seletivo oferece 64 vagas, sendo 20 destinadas a pessoas indicadas pelo próprio Núcleo e 44 ao público em geral.
As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 22 de setembro, por meio do formulário eletrônico. Em anexo, as(os) candidatas(os) devem anexar comprovantes de: RG ou CPF, com idade mínima de 21 anos; diploma de curso superior concluído há pelo menos dois anos; estar em dia com as obrigações eleitorais e certidões negativas cíveis e criminais.
O curso será realizado em duas etapas. A primeira reúne atividades teóricas, divididas em 40 horas de ensino a distância (EaD) e 20 horas presenciais, com aulas previstas para os dias 30 e 31 de outubro de 2025. A segunda consiste em estágio supervisionado, com carga de 60 horas, a ser concluído no prazo de até um ano após a aprovação na primeira fase. Somente após a conclusão da carga horária prática e aprovação na avaliação, será possível a certificação no curso.
A formação atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e prepara profissionais para atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e demais unidades judiciais do Estado.
Todo o conteúdo e calendário do curso estão disponibilizados no Edital nº 003/2025, publicado no Diário da Justiça dessa terça-feira (16/09).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.