Pular para o conteúdo principal

*Com presença do governador Elmano de Freitas, seminário DoCEntes 2025 começa nesta terça-feira (9)*

 _Aviso de Pauta_ *Com presença do governador Elmano de Freitas, seminário DoCEntes 2025 começa nesta terça-feira (9)* A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, de 9 a 11 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, o Seminário DoCEntes 2025. O tema será “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. A abertura será às 18h, desta terça-feira (9), com a participação do governador Elmano de Freitas e da secretária da Educação, Eliana Estrela. A ação é realizada por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). O encontro contará com a presença de 800 professores da rede pública estadual e tem como objetivo discutir temas essenciais à educação cearense, articulados às demandas globais.  O Seminário DoCEntes é um evento acadêmico anual, que em 2025 terá na programação palestras, apresentações de trabalhos, atrações culturais, entre outras atividades visando à socialização de saberes entre os educ...

Justiça atende pedido do MP do Ceará e inclui criança em fila de adoção após entrega ilegal em Quixeramobim

 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) acatou pedido do Ministério Público e autorizou medida de busca e apreensão de uma criança em Quixeramobim, além da sua inclusão cautelar na fila de adoção. A decisão foi tomada em julgamento de recurso interposto pelo MP nos autos de ação de destituição do poder familiar, movida pela 1ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim, após denúncia de entrega irregular de um recém-nascido a terceiro, fora dos trâmites legais da adoção.

Em outubro de 2024, a Promotoria recebeu informações sobre uma possível entrega direta de bebê para adoção, sem passar pelo Sistema Nacional de Adoção (SNA). Segundo apuração do MP, a mãe biológica teria entregue a criança a um profissional da saúde do hospital onde ocorreu o parto. O bebê foi registrado como filho do homem que recebeu o recém-nascido e a mãe assinou declaração concedendo-lhe a guarda unilateral do filho, o que, associado a outros aspectos devidamente explorados no processo, levantou a suspeita de “adoção à brasileira”. A prática configura, em tese, os crimes previstos nos artigos 242 e 297 do Código Penal.

Diante dos indícios, o Ministério Público promoveu ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de anulação do registro civil. O exame de DNA confirmou a ausência de vínculo biológico entre o suposto pai e o bebê. Como não havia vínculo socioafetivo consolidado, foi proposta a ação de destituição do poder familiar com pedido de busca e apreensão, sendo a criança acolhida por equipe multidisciplinar em instituição do município. O MP também requereu a inclusão cautelar da criança no SNA e sua colocação imediata em família substituta, respeitando a ordem da fila de adoção. A Justiça deferiu a solicitação, e a criança já está vinculada a pretendentes regularmente cadastrados na comarca de Quixeramobim.

A chamada “adoção à brasileira”, quando alguém registra como próprio um filho alheio, é ilegal e representa grave risco à integridade das crianças, podendo facilitar práticas como tráfico de pessoas, exploração sexual e do trabalho infantil e maus-tratos. Gera, ademais, insegurança jurídica, considerando a possibilidade de retirada da criança de quem está em seu poder de forma ilegal, bem como dos pais que a entregam irregularmente a terceiros para adoção.

O caso tramita em segredo de justiça, inclusive com investigação criminal em curso. O Ministério Publico reafirma seu compromisso no sentindo de garantir o cumprimento da legislação e a proteção da criança envolvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.