Lula e Camilo Santana celebram 95 anos do MEC em corrida Com percurso pela Esplanada, evento reuniu autoridades, servidores e comunidade neste domingo (28), em homenagem ao aniversário do Ministério da Educação. Corrida e caminhada reuniram público de 5,2 mil pessoas
Foto: Bruna Araújo/MEC
Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram, neste domingo, 28 de setembro, da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, que integra as comemorações pelos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). Evento reuniu cerca de 5,2 mil participantes na Esplanada dos Ministérios.
“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos a consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano”, destacou o presidente Lula.
O Ministro Camilo Santana reforçou a importância da educação para a transformação do país. “Parabéns aos educadores do Brasil, parabéns aos servidores e colaboradores do MEC pela luta por uma educação pública de qualidade e com equidade. É por meio da educação que vamos transformar este país. O caminho de uma nação passa pela educação”, defendeu Santana.
A largada ocorreu em frente ao edifício-sede do MEC, com trajeto que incluiu pontos emblemáticos da região central de Brasília. Os inscritos participaram dos percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), e os três primeiros colocados das categorias masculina, feminina e de atletas com deficiência foram premiados com troféus. Do total de inscritos, 51% são trabalhadores do MEC e 49% são público externo. A participação feminina ganhou destaque: 58% das inscrições foram de mulheres e 42% de homens. Confira a lista dos vencedores de cada categoria.
O evento foi voltado a colaboradores do MEC e das entidades vinculadas com sede em Brasília: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Universidade de Brasília (UnB) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Também foram destinadas vagas para inscrição do público em geral.
“Foi bem legal, juntou todo mundo, todos os ministérios, juntou a comunidade. Acho que é importante fazer isso”, afirmou Eduardo George, atleta com deficiência participante dos 5 km e servidor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O evento contou com 6,3 mil inscritos. Todos os participantes receberam kits, compostos por um número de peito, chip de cronometragem, pulseira de identificação, camiseta e medalha de participação (pós-prova). A inscrição foi solidária, mediante entrega de um item escolar. Os 3,6 mil materiais escolares arrecadados serão destinados a ações sociais.
Espaço MEC – Das 7h às 12h, o Espaço MEC 95 Anos ofereceu atividades culturais, esportivas e de promoção da saúde. O MEC realizou sorteios e distribuiu tatuagens temporárias, enquanto o Instituto Federal de Goiás (IFG) apresentou projetos, realizou orientações de saúde e contou com a apresentação de grupo de chorinho para animar o público. A UnB levou iniciativas institucionais e de sustentabilidade, além de práticas de bem-estar, como auriculoterapia, ventosaterapia e calistenia, com a animação das baterias das atléticas durante o percurso.
Preparação – A iniciativa visou fortalecer a integração entre os trabalhadores do MEC e seus familiares, incentivando o bem-estar e a prática de atividades físicas. Antes da prova, foi realizado um programa exclusivo de preparação: o Desafio 90 Dias, que consistiu em uma jornada de treinos exclusivos a trabalhadores da pasta. Durante os três meses, 150 inscritos selecionados se prepararam física e mentalmente para a prova deste domingo.
Programação especial – A programação incluiu, ainda, premiação, sorteios, oficina de fit dance e apresentação musical da sambista Adriana Samartini para encerrar as atividades em clima de celebração.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.