Pular para o conteúdo principal

Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade Afastamento se estenderá por 120 dias após a alta da mãe ou do bebê

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a   lei que amplia a licença-maternidade e o salário-maternidade quando mãe ou bebê ficarem internados por mais de duas semanas por complicações após o parto.   Assim, o   afastamento se estenderá por 120 dias após a alta, descontando-se o tempo de repouso anterior ao parto , caso haja. O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também a Lei de Benefícios da Previdência Social para que o  salário-maternidade seja pago durante o período de internação e por mais 120 dias após a alta, também descontando-se o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto , se for o caso. Hoje, a prorrogação de ambos os benefícios já é amparada por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula participou da abertura da  5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres , que será realizada até quarta-feira (1º/10), em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais I...

Matéria especial- Site Ceará é Notícia faz levantamento junto às forças de segurança para saber se autoridades fazem uso de escolta policial no Ceará




 *Nenhum membro do Ministério Público Federal no Ceará faz uso de escolta policial*


_Após a lamentável morte do delegado aposentado em Praia Grande em SP, o Site Ceará é Notícia fez um levantamento sobre autoridades das forças de segurança na ativa e inativa que solicitaram ou não escolta policial no Ceará 


O Ex-delegado morto em Praia Grande em São Paulo, há duas semanas,  era alvo de.grupo criminoso paulista, mostra a investigação. O Policial civil aposentado, Ruy Ferraz Fontes, foi assassinado neste mês de Setembro depois de anos de enfrentamento ao crime organizado.


Ele estava aposentado e trabalhava como secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande. Ele não tinha escolta policial e segundo o governador Tarcísio de Freitas,não solicitou escolta mesmo aposentado. 


Apesar das informações desencontradas sobre a solicitação ou não da escolta, existe um projeto de lei em tramitação  no Congresso Nacional cobrando escolta automática para profissionais na ativa e aposentados que trabalham no combate ao crime organizado. 


Como é a situação aqui no Ceará ?  O site Ceará é Notícia entrou em contato com as comunicações das forças de seguranças e de justiça para saber sobre levantamentos de quantos são os profissionais ativos e inativos no Estado que possuem escolta policial. E quais são as legislações vigentes nesse sentido.Algumas instituições repassaram informações e outras não por questões de segurança.


A comunicação do Ministério Público Federal informou que nenhum membro do Ministério Público Federal no Ceará faz uso de escolta policial. Os procuradores do MPF têm direito à escolta da Polícia do MPU, porém nenhum solicitou o serviço. A escolta é feita por essa polícia que também atua na área de transportes do MPF no Ceará.


Entramos ainda  em contato via e-mail com a Secretária de Segurança Pública do Ceará  sobre um levantamento de autoridades na ativa e aposentadas que pediram escolta no Ceará.  Até agora estamos aguardando o retorno oficial. 


Entramos também em contato com a comunicação do Ministério Público Estadual ( MPCE). Em nota, o Ministério Público do Ceará esclarece que conta com o Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit), que atua na proteção da instituição, de seu patrimônio e de membros e servidores.


 O Nusit é responsável pela adoção de medidas destinadas a prevenir, detectar, conter e neutralizar ameaças de qualquer natureza. Entre as atribuições do núcleo, estão a atuação contra atentados criminosos, a prevenção de incêndios e a proteção pessoal de membros e servidores em decorrência do exercício funcional. 


Por razões de segurança, o MPCE informa que não divulgará dados relacionados à proteção de membros e servidores.


Fizemos também o  contato com  a Polícia Federal no Ceará para solicitar também o levantamento sobre autoridades na ativa e aposentadas que pediram escolta no Ceará. A comunicação da Polícia Federal nos respondeu que não possui esses dados.


O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ( TJCE) a fim de saber se juízes e desembargadores que combatem o crime organizado possuem escolta ou solicitaram escolta estando na ativa e/ ou aposentadoria. 


A Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ( TJCE) informa que por questão de segurança só repassa as informações sobre a escolta dos magistrados para o Conselho Nacional do Justiça ( CNJ).


Seguindo o levantamento, a Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará ao ser indagada se existe ou não escolta para os defensores públicos respondeu que não existe uma escolta permanente. Em alguns casos específicos, há um reforço na segurança porque foi criado recentemente o Gabinete de Segurança Institucional da Defensoria Pública do Estado do Ceará.



A comunicação da Defensoria Pública reforça que em alguns casos específicos. por exemplo: no júri do Curió, teve um reforço na segurança porque a sessão acabou muito tarde. Logo, tinha um reforço na segurança pra poder acompanhar a saída desses defensores. Em outras situações semelhantes, os defensores públicos, que sentem a necessidade de ter esse reforço, fazem a solicitação junto ao gabinete.


Legislação 


O site Ceará é Notícia fez também um levantamento do legislativo estadual para saber se existe no Ceará algum projeto de lei ou lei que prevê a escolta de autoridades de segurança na ativa ou na aposentadoria que conduziram ações no combate ao crime organizado.


Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi aprovada uma lei que Cria o Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados.


É a Lei N.º 15.145, de 04.05.12 publicada no Diário Oficial de 08.05.12. No Art. 3º  sobre a aplicação ds recursos do FUNSEG-JE , os incisos II e III 

destacam a manutenção dos serviços de segurança; formação, aperfeiçoamento e especialização do serviço de segurança dos magistrados, respectivamente. Mas não explicita o uso de escolta .


Nesse sentido, na prática para o uso dos recursos do Fundo,  no Tribunal de Justiça também existe uma Comissão de Segurança Permanente.


No endereço eletrônico ( https://www.tjce.jus.br/comissoes/comissao-de-seguranca-permanente/) o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Tendo destaca que a Comissão tem omo finalidade principal a implementação de ações estratégicas de segurança dos(as) magistrados(as) do Poder Judiciário do Estado do Ceará. O texto destaca ainda que a Comissão de Segurança Permanente do Poder Judiciário do Estado do Ceará foi instituída pela Resolução do Órgão Especial nº 11/2016, com alterações pela Resolução do Órgão Especial nº 29/2018. No seu inciso III, a Comissão  solicita às autoridades policiais, civis e militares, no âmbito de suas atribuições, as providências que se fizerem necessárias para assegurar a incolumidade física de magistrados ameaçados ou hostilizados no exercício de suas funções. Mas não destaca como essa escolta pode ser feita na prática e nem um levantamento de quantos juízes e desembargadores ou servidores do Tribunal solicitaram a escolta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.