*Mostra de Teatro Transcendental 2025 tem início com apresentações inclusivas*
_As apresentações iniciam hoje, dia 16 de setembro, na Escola Indígena Jenipapo Kanindé e seguirá até outubro passando por escolas, instituições sociais e unidades prisionais_
Tradicionalmente reconhecida por aliar arte e solidariedade, a 23ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental inicia a sua programação com as apresentações inclusivas, reforçando o seu compromisso de levar o teatro a espaços distantes dos grandes palcos, aproximando diferentes públicos do universo cênico e garantindo acesso à cultura de forma democrática.
Para este ano, cinco espetáculos compõem essa etapa especial: “A Turminha da Coleta”, da Companhia Teatro Novo (CE); “A Grande Aula”, encenada pela Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (CE); “Cicatrizes”, do Acervo Mokambo (CE); “A Astronauta Mara: A Aventura no Mundo das Bocas e das Mãos”, da Companhia Flutuante (CE); e “A Última Roubada”, da Companhia Teatral Marróia (CE).
Segundo Priscila Vital, da organização da Mostra, as produções foram selecionadas pela relevância social e pelo diálogo que estabelecem com públicos diversos. “São narrativas que transitam entre a ludicidade, valores humanos e a crítica social, carregando mensagens que ecoam nos espectadores, independentemente do espaço em que são apresentadas”, pontua.
As apresentações iniciam no dia 16 de setembro, na Escola Indígena Jenipapo Kanindé, marcando o início de um percurso que seguirá até outubro passando por escolas, instituições sociais e unidades prisionais, reforçando o caráter plural do projeto.
O Teatro Transcendental é um evento já consolidado por promover a difusão cultural, oferecendo espetáculos teatrais gratuitos que vão além do entretenimento, estimulando reflexões sobre empatia, solidariedade e espiritualidade. Desde a sua primeira edição, o evento soma mais de 126 espetáculos apresentados e um público superior a 430 mil pessoas em 47 municípios percorridos.
*Confira a programação completa do Transcendental Inclusivo:*
16/09 - Escola Indígena Jenipapo Kanindé
17/09 - Instituto Katiana Pena
23/09 - Escola Quilombola Antônia Ramalho da Silva
23/09 - Escola Deputado Ulysses Guimarães - Horizonte
24/09 - Teatro Dorian Sampaio - Maracanaú
26/09 - Lar Torres de Melo
30/09 - Instituto dos Cegos
07/10 - Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.