Pular para o conteúdo principal

Edital de Convocação - Reunião do Conselho Deliberativo - 6 de agosto

  O Presidente do Conselho Deliberativo do  Fortaleza Esporte Clube , de acordo com as disposições estatutárias, CONVOCA os Conselheiros e Conselheiras adimplentes para Reunião Ordinária, que será realizada no dia *22 de setembro de 2025, segunda-feira, em primeira chamada às 18h30, e em segunda chamada às 19h. A reunião acontecerá de forma híbrida, virtualmente (conforme resolução 01.2025) e presencialmente no auditório da Sede da Associação Atlética dos Funcionários do Banco do Brasil (AABB), situado na Avenida Barão de Studart, nº 2917, bairro Dionísio Torres, Fortaleza- CE, com as seguintes pautas: 1) Apreciação e votação das demonstrações financeiras do terceiro trimestre de 2025 da Associação em conformidade com art. 87, inciso V, do Estatuto Social do Fortaleza Esporte Clube; 2) Apreciação de indicados - Associados Proprietários, ao Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube. Fortaleza, 6 de setembro de 2025. Wendell Fábio de Miranda Regadas | Presidente do Consel...

Terreno fértil: Ceará reúne vantagens competitivas para se destacar no cenário global da produção de Mirtilo

 

Perspectiva anima o setor público e produtores locais, que já plantam a fruta em fase experimental

Sob a luz do sol que brilha quase todos os dias, o Ceará desponta como um território promissor para o cultivo do Mirtilo. Essa perspectiva, que vem animando o setor público e produtores locais, decorre de uma combinação de fatores capazes de colocar o estado no mapa global da produção, ainda incipiente no Brasil. Com sua abundância de luminosidade natural, aliada à localização estratégica no Atlântico, o estado reúne condições ideais para favorecer também a exportação direta para mercados altamente consumidores, como Europa, Estados Unidos e Ásia.

Enquanto o Peru lidera a produção e exportação mundial, o avanço de novas propriedades rurais em fases experimentais abre espaço para que o Ceará se consolide nesse segmento. Municípios localizados no Vale do Jaguaribe já contam com projetos em execução, e a Serra da Ibiapaba é outra região que reúne condições naturais favoráveis à plantação, com oportunidades de se tornar um polo produtor de grande potencial no estado.

Na região, essa demanda vem acompanhada de qualificação, para que produtores estejam capacitados a desenvolver técnicas de cultivo do mirtilo. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), ofereceu um curso gratuito de Produção de Mirtilo em Carnaubal, município da Ibiapaba.

A iniciativa, conforme destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, tem o papel de incentivar os produtores da região. Ele ainda ressalta o foco no agronegócio. “O Ceará é um estado rico em condições climáticas para a produção desta cultura de alto valor agregado que é o mirtilo, produto promissor para exportações na Europa. Hoje, contamos com áreas experimentais e o Governo do Estado, por meio da SDE e da Adagri, tem realizado seu papel de incentivar os produtores destas regiões, por meio de políticas públicas, com foco no desenvolvimento econômico do agronegócio cearense”, disse.

Atenta a essas oportunidades, a secretaria-executiva da SDE vem, há cinco anos, atuando para que o Ceará aproveite esse cenário. Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio, acredita que o Ceará pode vir a ser um polo de produção do Mirtilo, exportando facilmente para países com alto consumo. “Todos eles querem Mirtilo e, hoje, o maior produtor e exportador mundial é o Peru. Aliado ao fato de que as novas variedades desenvolvidas já estão bem adaptadas a climas mais quentes, essa é uma grande oportunidade para nosso estado”, considera.

Investimentos estrangeiros

O estado do Ceará, há alguns anos, vem sendo monitorado por grupos estrangeiros que investem na plantação de Mirtilo em regiões diversas do mundo. A informação é do especialista e consultor em cultivo da fruta, Marcos Flávio Caetano. O biotecnologista foi responsável por ministrar o curso gratuito ofertado pelo Governo do Ceará, em Carnaubal, na Ibiapaba, e conversou com nossa equipe de reportagem.

“Eles identificaram dentro do estado do Ceará algumas regiões estratégicas para o cultivo de Mirtilo, uma delas a Serra da Ibiapaba, que reúne condições de clima absolutamente perfeitas para o desenvolvimento dessa cultura e é justamente por esse motivo que a gente tem voltado ao estado algumas vezes para fazer não só o monitoramento dessas áreas [em fase experimental], mas também o acompanhamento e o desenvolvimento do Mirtilo ali”, pontua.

No primeiro momento, Flávio destaca que os esforços são voltados a pequenos agricultores, que realizam testes de viabilidade. No entanto, ele ressalta a existência de grupos estratégicos e empresas profissionais do ramo, “que já estão começando a fazer especulação de terra, compra de áreas e, também, testes de viabilidade com acompanhamento e pesquisa privada para produzir mirtilo nessa região”.

Culturalmente, a produção ocorre em regiões frias. No caso do Ceará, a expectativa é que estudos de desenvolvimento e melhoramento genético auxiliem na produção. “Com acesso a essa genética que a gente já tem no Brasil, a gente consegue produzir no estado do Ceará, assim como já se produz na Bahia, já se produz em Pernambuco, em Petrolina, para ser mais preciso. E eu acredito que agora começa a ser uma realidade”, frisa.

Abertura de novos horizontes

A Europa e a América do Norte ainda concentram a maior parte do consumo mundial de Mirtilo, com destaque para o Reino Unido e os Países Baixos, que lideram o consumo per capita no continente europeu. No entanto, a Ásia, especialmente a China, desponta como uma das regiões de maior crescimento na demanda pela fruta.

Esse cenário de crescente demanda global anima André Arruda Martins, que tem a intenção de produzir Mirtilo, expandindo suas plantações, que já incluem pitaya e café, no município de Mulungu. Ele, que participou do curso ofertado em Carnaubal, destaca que a oportunidade abre horizontes para os agricultores da região, desde o pequeno até o médio.

“Produtos como o Mirtilo, que têm um valor agregado, melhoram a renda do agricultor”, projeta. “O conhecimento [adquirido por meio do curso], a gente vê que agrega bastante. As pessoas na Europa estão investindo nisso, no exterior, na Ásia. Então, é uma oportunidade excelente para o produtor da nossa região, e esse curso é de um valor excepcional. Abre vários horizontes aí para a agricultura, para o pequeno agricultor e até para o médio agricultor também”, conclui.

O cultivo de Mirtilo já está presente em praticamente todos os estados do país, somando aproximadamente 350 hectares em estágio produtivo. A maior parte das áreas implantadas é formada por pequenos projetos, pulverizados em diferentes regiões, o que evidencia o caráter ainda inicial, mas em expansão, dessa cadeia produtiva no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.