Pular para o conteúdo principal

Inep disponibiliza cadernos de provas do Enade Licenciaturas de 2024 Candidatos da PND 2025 podem revisar questões como forma de estudar

  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quinta-feira (4), em seu   site ,   os cadernos de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas 2024 . Ao todo, f oram publicados18 cadernos , sendo um de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e 17 cadernos referentes às questões das áreas específicas de conhecimento avaliadas no exame, conforme o curso. As 17 áreas de licenciatura avaliadas foram: Artes visuais; Ciências biológicas; Ciências sociais; Ciências da computação; Educação física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (inglês); Letras (português); Letras (português/espanhol); Letras (português-inglês); Matemática; Música; Pedagogia; Química Objetivos A divulgação dos cadernos de provas do exame representa um ato de transparência porque permite que os candidatos e a sociedade civil revisem as questões. Além disso,  possibilita...

Pesquisadora da UFC defende primeira tese de doutorado sobre capacete Elmo

 A primeira tese de doutorado no Brasil dedicada exclusivamente ao capacete Elmo foi defendida no último dia 27 de agosto, pela pesquisadora Betina Santos Tomaz, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Laboratório da Respiração (RespLab/UFC), a agora doutora investigou a adição de vazamentos expiratórios intencionais durante o uso do capacete para reduzir um problema cuja ocorrência é frequente: a reinalação de dióxido de carbono (CO₂).

“O capacete funciona como uma espécie de câmara em torno da cabeça e permite administrar oxigênio, pressões e volumes de ar para auxiliar pessoas com dificuldade respiratória, sem a necessidade de intubação. A reinalação acontece quando parte do ar já exalado pelo paciente, rico em CO₂, que deveria ser eliminado do corpo, permanece preso dentro do capacete e acaba sendo inalado novamente. É como respirar de volta um ar ‘usado’”, explica Betina.

Imagem: Mulher branca de cabelos lisos e pretos, óculos de grau e jaleco branco está sentada sorridente em uma cadeira de escritório. À frente dela há uma mesa com notebook aberto e mouse. Ao lado do notebook está um capacete Elmo. Ao fundo, prateleiras com livros, objetos decorativos e uma planta pendente.
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Betina Tomaz aposta na pesquisa para expandir as possibilidades de aplicação do capacete Elmo (Foto: arquivo pessoal)

A reinalação pode trazer consequências indesejadas ao paciente, desde sonolência, dor de cabeça, confusão mental até agravamento da insuficiência respiratória, caso o CO₂ se acumule no organismo. “Para enfrentar esse problema, testamos uma estratégia simples: criar uma saída controlada de ar no capacete, de modo que o ar exalado não fique acumulado. Esse ‘escape’ favorece a renovação do ar dentro da interface, garantindo que o paciente respire um ar mais limpo, com menos CO₂”, resume a pesquisadora.

O estudo foi realizado em voluntários saudáveis, com o capacete Elmo acoplado tanto a ventiladores portáteis (de circuito único) quanto a ventiladores de UTI (de circuito duplo). Parte da pesquisa foi desenvolvida na Universidade do Porto, em Portugal, com bolsa de doutorado-sanduíche financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), sob orientação do professor Miguel Ramalho Souto Gonçalves, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). 

Imagem: Ilustração mostra duas pessoas usando capacete de ventilação não invasiva, conhecido como Elmo, conectado por mangueiras a equipamentos hospitalares. À esquerda, o capacete está ligado a um aparelho menor de ventilação. À direita, o capacete está conectado a um ventilador mecânico maior, com tela exibindo gráficos de monitoramento respiratório.
Ilustração que explica instalação do capacete Elmo junto a ventiladores de circuito único e circuito duplo -- com tubo de expiração separado, que retorna para o aparelho (Imagem: arquivo pessoal)

Os resultados mostraram que os vazamentos expiratórios adicionados reduziram significativamente a reinalação de CO₂ em todas as condições avaliadas, chegando quase a eliminar o problema quando usados em ventiladores de UTI. O próximo passo envolve estudos diretamente com pacientes.

NOVAS POSSIBILIDADES – Criado no primeiro ano da pandemia de covid-19, em 2020, o capacete Elmo foi usado em pacientes com insuficiência respiratória, ligado diretamente a uma fonte de oxigênio e ar comprimido, diminuindo a necessidade de ventiladores mecânicos e  reduzindo em 60% a demanda por internação em leitos de UTI, num contexto de sistemas de saúde sobrecarregados.

De lá para cá o dispositivo foi alvo de diferentes estudos, mas, segundo Betina, sua pesquisa, orientada pelos professores Eanes Delgado Barros Pereira e Marcelo Alcantara Holanda, representa um passo a mais, ao testar o uso do capacete junto a ventiladores mecânicos. “Isso abre novas possibilidades de tratamento e permite que ele seja usado não só em pacientes com convid-19, mas com outras doenças respiratórias”, pontua. 

“Até então, nenhum estudo havia avaliado de forma sistemática o impacto da adição de vazamentos expiratórios intencionais na redução da reinalação de dióxido de carbono dentro do capacete Elmo. Esse aspecto é fundamental, porque a reinalação de CO₂ é uma das principais limitações desse tipo de interface. Demonstrar que é possível minimizar ou até eliminar esse problema traz uma nova dimensão para o uso seguro e eficiente com outros ventiladores mecânicos”, reforça a autora.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – A etapa do trabalho realizada em Portugal ocorreu por meio da seleção do projeto no Edital 08/2023 – Funcap/Internacionalização. Na Universidade do Porto, o capacete Elmo foi testado com ventiladores mecânicos de alta performance, incluindo os de UTI de circuito duplo, e teve seu desempenho avaliado em diferentes condições.

Imagem: Três pessoas estão lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro, uma mulher de cabelos pretos lisos, usando óculos, blazer bege e calça clara, segura um volume encadernado com capa branca, semelhante a uma dissertação ou tese. À esquerda, um homem careca, de barba grisalha, óculos, camisa branca e blazer azul. À direita, uma mulher de cabelos curtos e óculos, vestindo blazer e calça bege com blusa preta. Ao fundo, há um quadro branco fixado na parede.
Betina Tomaz ao lado dos orientadores Eanes Delgado Barros Pereira e Marcelo Alcantara Holanda após a defesa da tese: próximo passo é estudo direto com pacientes (Foto: arquivo pessoal)

“Isso abriu espaço para que o Elmo fosse estudado também em contexto internacional, com possibilidade futura de uso em populações estrangeiras e de construção conjunta de artigos e novos produtos em colaboração com outros centros de pesquisa”, detalha Betina.

“O edital Funcap/Internacionalização amplia a formação dos estudantes, promove a troca de conhecimento e coloca a ciência produzida no Ceará em diálogo com o que há de mais avançado no mundo”, reconhece.

SAIBA MAIS – O RespLab é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC, coordenado pelo professor Armênio Aguiar. O laboratório. que tem coordenação do professor Marcelo Alcantara, desenvolve pesquisas nas áreas de ventilação mecânica, especialmente em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e de análises de imagens do tórax e pesquisas clínicas no âmbito da terapia intensiva.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC – fone: (85) 98536.2459

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.