2 de setembro de 2025

Com o objetivo de reconhecer a contribuição de repórteres fotográficos para a construção da memória da quarta maior cidade do Brasil, a Câmara de Fortaleza prestou homenagem aos profissionais em sessão solene realizada na noite desta terça-feira, 2. Proposta pela vereadora Adriana Gerônimo (Psol), a cerimônia aconteceu no Plenário Fausto Arruda e contou com a presença de fotógrafos que atuam na imprensa da cidade.
A data marca as comemorações do Dia do Repórter Fotográfico, celebrado anualmente no dia 2 de setembro. Compreendido como o profissional que une fotografia com o espírito crítico e caráter informador proveniente do jornalismo, o produto do fotojornalista possui características próprias que, não deixando de ser uma arte, a distingue da fotografia tradicional.

“De fato, esses profissionais têm um papel catalisador nas transformações da sociedade. Assim, é imprescindível a realização de sessão solene para a celebração do dia desses profissionais, que são tão essenciais para a construção de um pensamento crítico sobre os acontecimentos de impacto local e mundial”, revelou a propositora da homenagem aos profissionais, vereadora Adriana Gerônimo (Psol).
A parlamentar lembrou também sobre o papel do fotojornalista em construir as memórias da cidade. “É um trabalho que a gente precisa demais valorizar e reconhecer a importância, afinal, sem eles, a gente não teria a história contada como nós temos hoje, os furos jornalísticos e essa empatia que também a fotografia consegue trazer para as nossas vidas. Hoje é um dia em que a gente está muito feliz de conceder essa homenagem a tantas pessoas que fazem a nossa cidade acontecer”, destacou.
O fotojornalismo é uma das vertentes da fotografia mais importantes para a sociedade, pois é o repórter fotográfico que captura e ilustra o que acontece no dia a dia: desde o cotidiano até acontecimentos e momentos importantes.

Para Jarbas Oliveira, fotojornalista que acumula passagens pelas redações dos jornais Diário do Nordeste, O Povo e Folha de S. Paulo, além de contribuições para O Globo, Estado de S. Paulo e agências de notícias internacionais como a Agence France-Presse (AFP), a homenagem é um tributo. O profissional participou das coberturas da Copa do Mundo de 1998, na França, e em 2014, no Brasil.
“É um sentimento de gratidão, de reconhecimento do trabalho de todos nós que estamos aqui. É um tributo a uma profissão que trabalha muito com, não só com um cunho jornalístico, nem só informativo, mas também social. Um tributo também ao trabalho do dia a dia na rua, de cobrir a história da cidade e do estado”, disse.

A fotógrafa Jenyfer Sousa defendeu a valorização do trabalho e a coragem para desempenhar sua função, em especial os profissionais da periferia. “Ter a chance de fotografar Fortaleza é participar diretamente na construção da memória da cidade no tempo que vivemos. E quando eu falo da memória de Fortaleza, eu preciso aqui destacar os fotógrafos e fotógrafas das periferias da cidade, que muitas vezes nem se reconhecem como fotógrafos”, apontou.
Responsável por registrar cotidianamente os acontecimentos na Câmara de Fortaleza (CMFor), o fotógrafo Mateus Dantas destaca que a atuação do profissional da imagem vai além do simples ato de capturar momentos, ele participa ativamente do processo histórico e contribui para transformá-lo a cada disparo da câmera.

“No fotojornalismo, você está sempre fazendo parte da história, vendo a história diante das suas lentes e ajudando a construí-la, não só registrando. Você ajuda a mudar a história com sua visão crítica. O fotojornalista faz parte dessa construção social e de memória”, assinalou o fotojornalista.
A mesa da cerimônia foi presidida pela vereadora Adriana Gerônimo (Psol) e formada pelo fotógrafo da CMFor, Mateus Dantas; pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Guaiúba, Gabriel Frank Inácio; pela fotógrafa militante Jenyfer Sousa; pelo fotógrafo freelancer Jarbas Oliveira de Araújo; pela fotógrafa do Diário do Nordeste, Fabiane de Paula; e pelo fotógrafo do O Povo, Fábio Lima.
Homenageados
- Fabiane de Paula Souza
- Fabio Lima
- Gabriel Frank Inácio
- Jenyfer Gonçalves de Sousa
- Marília Camelo Sá
- Jarbas Oliveira de Araújo
- Davi Pinheiro Santos
- Helene Cristiane Silva dos Santos
- José Mauri Melo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.