Teatro e show de talentos de alunos estão entre as atividades da Semana da Educação Inclusiva
Programação ocorre em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino até sexta-feira (19/9)

Valorizar as diferenças e fortalecer a cultura da inclusão no ambiente escolar. A partir dessa ideia, a Escola Municipal Cláudio Martins, no bairro Parangaba, organizou as atividades da Semana da Educação Inclusiva. Entre as ações, estão teatro, palestra sobre combate ao bullying, show de talentos, exposição de artesanatos e pinturas, além de apresentações de poesia. A Semana da Educação Inclusiva, instituída pela Secretaria Municipal da Educação, está no calendário escolar anual e ocorre até sexta-feira (19/9) em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Na quarta-feira (17/9), os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EM Cláudio Martins apresentaram a peça “Cada um brilha do seu jeito”. No palco do auditório da escola, os alunos transmitiram a mensagem de que todos têm talentos e potenciais únicos. A estudante Yohana de Lima, do 6º ano, interpretou o papel do Sol. “É a segunda vez que participo de um teatro. Sempre me sinto acolhida na escola. Gosto muito de atuar”, conta.

Depois do teatro, os alunos também realizaram uma exposição de poemas autorais. Yasmin Alves Silva, também do 6º ano, foi uma das 10 estudantes que recitaram poesias. Ela apresentou o texto “Somos luz”. “Estou gostando muito da Semana da Inclusão, que mostra que todos nós temos nosso brilho. Minha poesia fala que cada amigo é uma luz, cada um tem sua cor. Fala de respeito e amizade pelo próximo”, explica.
A professora do AEE, Carmem Juliana Ribeiro Porto, coordenou a programação na escola. “Temos mais de mil alunos, e 78 deles têm algum tipo de deficiência. Aproveitamos esta semana para refletir sobre a importância da inclusão e da diversidade. Tivemos toda uma organização para promover um momento simbólico que reforçasse essa reflexão”, destaca a educadora.
Semana da Educação Inclusiva
A Semana da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino iniciou na segunda e segue até sexta-feira (15 a 19/9) em todas as unidades escolares. A programação concentra as celebrações e ações de conscientização em torno do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.
A agenda promove reflexão acerca da necessidade do reconhecimento, valorização e respeito às diferenças, o que contribui para a quebra de paradigmas, posturas e pensamentos preconceituosos. Além disso, busca fomentar o protagonismo estudantil em atitudes antidiscriminatórias, anticapacitistas, antirracistas e desenvolver a compreensão de que todos têm o papel na luta por uma sociedade mais inclusiva.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.