Vereadores pedem incentivos a clubes sociais e ampliação do prazo para formação de delegados do Plano Diretor
Durante o Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, o vereador Benigno Júnior (Republicanos) defendeu a criação de incentivos fiscais para clubes e entidades sociais de Fortaleza. Segundo o parlamentar, essas instituições cumprem um papel importante de convivência e apoio à comunidade, mas enfrentam dificuldades financeiras para manter suas atividades.

O parlamentar ressaltou que os altos custos com IPTU, água, energia e pagamento de funcionários comprometem a sobrevivência dos clubes, que já oferecem contrapartidas relevantes à comunidade, como ceder espaços para vacinação, atividades escolares e eventos comunitários. “Muitos já fecharam as portas por causa do custeio. Precisamos avaliar alternativas como a isenção de tributos para garantir a continuidade desse trabalho social”, defendeu.
Já a vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) utilizou seu tempo para solicitar da Prefeitura de Fortaleza, que amplie a duração dos dias e horários de formação dos delegados e delegadas, tanto da sociedade civil quanto do Poder Público, para a Conferência das Cidades. Ela relatou que, durante reunião do núcleo gestor do Plano Diretor, da qual participou como ouvinte, foi aprovado apenas um turno para esse momento crucial de preparação. Adriana argumentou que um único turno de quatro horas é insuficiente para um processo de formação adequado, considerando a complexidade e a densidade dos debates técnicos que envolvem o Plano Diretor.

A parlamentar fundamentou sua solicitação com base na experiência de ter acompanhado de perto todo o processo, inclusive as audiências públicas que foram divididas em oito temáticas distintas. Ela destacou a importância dessa formação, pois segundo ela, são esses delegados e delegadas que terão voz e voto durante a Conferência das Cidades, evento fundamental que antecede a chegada da minuta do Projeto de Lei do Plano Diretor à Câmara. “Esperamos que ampliem pois será muito proveitoso para que os delegados consigam estar mais afinados e preparados para enfrentar o debate do Plano Diretor”, disse.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.