Pular para o conteúdo principal

Senado rejeita indicação de Messias para STF Foram 42 votos contrários e 34 favoráveis

  O plenário do Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 42 votos contrários e 34 favoráveis. Mais cedo, o nome de Messias havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com 16 votos favoráveis e 11 contrários.  A indicação de Jorge Messias foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de cinco meses, mas a mensagem oficial com a indicação (MSF 7/2026) só chegou ao Senado no início de abril. Ele foi indicado pelo governo federal para assumir a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal em outubro de 2025.    Em atualização

Operação Capital Limpa e Ordenada finaliza capinação de 94 km de avenidas em sete dias

 

Operação Capital Limpa e Ordenada finaliza capinação de 94 km de avenidas em sete dias

No total, foram retiradas 47 toneladas de resíduos de 14 vias por meio das novas ações da operação


Compartilhe:

 

montagem de duas fotos mostrando a av. Av. Castelo de Castro - Jangurussu antes e depois da limpeza
A Av. Castelo de Castro, no Jangurussu, foi uma das vias beneficiadas pelas novas ações da Operação Capital Limpa e Ordenada 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), apresenta o balanço dos primeiros sete dias das novas ações da Operação Capital Limpa e Ordenada, que incluem a intensificação dos serviços de capina e varrição em importantes avenidas e ruas da cidade. Desde o dia 20 de abril, data do início da nova etapa, 14 avenidas já tiveram os serviços concluídos, totalizando 94,89 km de vias capinadas e varridas. O trabalho resultou na coleta de 47 toneladas de resíduos.

O reforço das atividades integra um plano contínuo de zeladoria urbana, com foco na remoção e no controle da vegetação espontânea e a remoção de resíduos intensificados durante o período chuvoso.

A força-tarefa já atuou nas avenidas Aluísio de Azevedo, Porto Velho, Genibaú, Senador Fernandes Távora, Lineu Machado, Urucutuba, Coronel Virgílio Nogueira, Pompílio Gomes, Radialista José Lima Verde e Bezerra de Menezes, além das ruas São Francisco (continuação da Urucutuba), Pedro Martins (continuação da Urucutuba), Oscar França e Santa Terezinha do Menino Jesus.

Atualmente, outras nove avenidas seguem com serviços em andamento, somando 105,8 km de meio-fio em processo de intervenção. Estão sendo contempladas as avenidas Audízio Pinheiro, Juscelino Kubitschek, Eduardo Girão, Castelo de Castro, Pontes Vieira, Engenheiro Santana Júnior, Almirante Henrique Sabóia e Coronel Carvalho, além da rua Oscar Araripe. A previsão é que os trabalhos sigam nessas vias até o dia 30 de abril, com continuidade dos trabalhos nos trechos restantes até o início de maio.

A ampliação do serviço conta com 230 garis com atuação diária, com estimativa de mais de 8 mil toneladas de resíduos retirados das vias ao fim de 60 dias. As ruas e avenidas que recebem os serviços foram definidas com base na maior movimentação da cidade, a partir de dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); além das demandas registradas pelo Canal 156 e das solicitações formalizadas nas Centrais de Acolhimento das Secretarias Regionais.


Comentários