Uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante quatro suspeitos de integrar uma organização criminosa nessa quarta-feira (29). A ação aconteceu nos bairros Cidade dos Funcionários e Prefeito José Walter, nas Áreas Integradas de Segurança 7 e 9 (AIS 7 e 9), respectivamente. Os alvos, três homens e uma mulher, são integrantes de um grupo criminoso e são investigados por envolvimento em deslocamento forçado de moradores em um residencial na AIS 9. Os quatro detidos por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) possuíam uma extensa ficha criminal. Um dos alvos é um homem, de 36 anos, com diversas passagens por tentativa de homicídio, porte irregular de arma de fogo, roubo e crime contra a administração pública que datam desde o ano de 2008. Um outro, de 30 anos, já tinha anotações criminais pela prática de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e roubo à pessoa. O terceiro capturado, de 27 anos, ...
Povo Pitaguary realiza evento neste sábado, 5/3, em campanha para criação do Museu Indígena. Coordenadora de Patrimônio da Secult participa da programação
O Povo Pitaguary lançou uma campanha para criar seu próprio museu, o Museu Indígena Pitaguary. Benício Pitaguary, artista dedicado à pesquisa da pintura corporal, organizou um evento que acontecerá neste sábado e domingo, 5 e 6/3, a partir de 9h, na Aldeia Monguba (próximo à CE 060, em Pacatuba), para que os participantes possam viver uma experiência performática. Haverá também trilha ecológica e outras programações. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) estará presente ao evento, através da sua Coordenação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Confira como chegar no local pelo mapa: http://bit.ly/1QyMXNC.
"Um dos princípios da museologia social é o engajamento comunitário e a possibilidade de agregar ao projeto diversos participantes. Por este motivo, a campanha pode ser compreendida como uma ação desse museu desejado pela comunidade", destaca a coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Carolina Ruoso.
"Entendemos que precisamos nos aproximar das iniciativas comunitárias de base museológica pautadas pela museologia social, para que possamos construir ações de incentivo, fomento e formação direcionada para esta perspectiva das políticas museológicas para o Estado do Ceará", acrescenta a coordenadora.
A atividade deste sábado também tem por objetivo divulgar a campanha de "crowdfunding" (financiamento coletivo) para montar a estrutura física e preservar o acervo e memória Pitaguary. O evento inclui pintura corporal indígena, com fogueira e Toré.