A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, inicia, nesta quarta-feira (30/4), as matrículas para os cursos e esportes da Rede Cuca no mês de maio. Para cursos de Artes e Educomunicação, as inscrições estarão abertas a partir das 8h desta quarta-feira (30/4) e seguem abertas até o dia 13/5. Já as inscrições para esportes começam na próxima terça-feira (6/5) e seguem abertas até o dia 15 de maio. Interessados podem se inscrever pelo Portal da Juventude (portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br) ou de forma presencial, nas Salas de Matrículas dos cinco Cucas: Barra, Pici, Mondubim, José Walter e Jangurussu. Todos os cursos e esportes ofertados pela Rede Cuca são gratuitos. Ao todo, a Rede Cuca disponibiliza mais de oito mil vagas, sendo 1.075 destinadas a cursos e oficinas de Artes, Educomunicação e Tecnologia, e 7.178 distribuídas entre as diversas modalidades esportivas disponíveis nos cinco equipamentos. Entre os cursos da área de Formação e Tecnologia...
Povo Pitaguary realiza evento neste sábado, 5/3, em campanha para criação do Museu Indígena. Coordenadora de Patrimônio da Secult participa da programação
O Povo Pitaguary lançou uma campanha para criar seu próprio museu, o Museu Indígena Pitaguary. Benício Pitaguary, artista dedicado à pesquisa da pintura corporal, organizou um evento que acontecerá neste sábado e domingo, 5 e 6/3, a partir de 9h, na Aldeia Monguba (próximo à CE 060, em Pacatuba), para que os participantes possam viver uma experiência performática. Haverá também trilha ecológica e outras programações. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) estará presente ao evento, através da sua Coordenação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Confira como chegar no local pelo mapa: http://bit.ly/1QyMXNC.
"Um dos princípios da museologia social é o engajamento comunitário e a possibilidade de agregar ao projeto diversos participantes. Por este motivo, a campanha pode ser compreendida como uma ação desse museu desejado pela comunidade", destaca a coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Carolina Ruoso.
"Entendemos que precisamos nos aproximar das iniciativas comunitárias de base museológica pautadas pela museologia social, para que possamos construir ações de incentivo, fomento e formação direcionada para esta perspectiva das políticas museológicas para o Estado do Ceará", acrescenta a coordenadora.
A atividade deste sábado também tem por objetivo divulgar a campanha de "crowdfunding" (financiamento coletivo) para montar a estrutura física e preservar o acervo e memória Pitaguary. O evento inclui pintura corporal indígena, com fogueira e Toré.