Foto: Fellipe Sampaio/STF Com a fixação das penas para cinco réus do Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta terça-feira (16), o julgamento da Ação Penal (AP) 2693. O delegado da Polícia Federal Fernando de Sousa Oliveira foi o único absolvido. As penas variam de oito anos e seis meses a 26 anos e seis meses de prisão. Por unanimidade, quatro réus foram condenados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Marília Alencar, delegada da Polícia Federal (PF) e ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, foi condenada unicamente pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral...
Povo Pitaguary realiza evento neste sábado, 5/3, em campanha para criação do Museu Indígena. Coordenadora de Patrimônio da Secult participa da programação
O Povo Pitaguary lançou uma campanha para criar seu próprio museu, o Museu Indígena Pitaguary. Benício Pitaguary, artista dedicado à pesquisa da pintura corporal, organizou um evento que acontecerá neste sábado e domingo, 5 e 6/3, a partir de 9h, na Aldeia Monguba (próximo à CE 060, em Pacatuba), para que os participantes possam viver uma experiência performática. Haverá também trilha ecológica e outras programações. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) estará presente ao evento, através da sua Coordenação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Confira como chegar no local pelo mapa: http://bit.ly/1QyMXNC.
"Um dos princípios da museologia social é o engajamento comunitário e a possibilidade de agregar ao projeto diversos participantes. Por este motivo, a campanha pode ser compreendida como uma ação desse museu desejado pela comunidade", destaca a coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Carolina Ruoso.
"Entendemos que precisamos nos aproximar das iniciativas comunitárias de base museológica pautadas pela museologia social, para que possamos construir ações de incentivo, fomento e formação direcionada para esta perspectiva das políticas museológicas para o Estado do Ceará", acrescenta a coordenadora.
A atividade deste sábado também tem por objetivo divulgar a campanha de "crowdfunding" (financiamento coletivo) para montar a estrutura física e preservar o acervo e memória Pitaguary. O evento inclui pintura corporal indígena, com fogueira e Toré.