O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou, nesta quinta-feira (31/07), que a Prefeitura de Bela Cruz e o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte (CPMRS-RLN) suspendam, de forma imediata, o funcionamento da Central Municipal de Resíduos Sólidos até que sejam adotadas medidas para eliminação do mau cheiro que afeta os moradores da região. A emissão contínua de odores, além de causar poluição do ar, compromete o bem-estar da população. A recomendação foi emitida após a Promotoria de Justiça de Bela Cruz receber denúncias de moradores do bairro Chapadinha, que têm tido a qualidade de vida afetada pela situação, sem poder manter as janelas abertas, fazer atividades ao ar livre ou mesmo permanecer em suas residências em certos horários do dia devido à poluição proveniente da Central de Resíduos. A situação foi comprovada durante inspeção realizada pelo promotor de Justiça Diego Leal no dia 25 de julho de 2025. No documento, o MP orienta ainda q...
Hoje (8), a coordenação dos Cursos Básicos em Artes Cênicas realiza a Master Class “Biografias da atriz”, com Grace Passô. O evento acontecerá no Auditório do Porto Iracema das Artes, às 18h, aberto ao público.
A partir de seus próprios trabalhos, a atriz e dramaturga Grace Passô discute a questão da memória nos processos criativos, refletindo sobre a cena como lugar para ressignificar experiências pessoais e coletivas e sobre as possibilidades dramatúrgicas que se abrem ao se tomar a memória como tema ou dispositivo de criação.
Sobre Grace Passô
Grace Passô é diretora, dramaturga e atriz que trabalha em parceria com artistas e companhias teatrais brasileiras. Dentre seus últimos trabalhos: dirigiu “Contrações” (Grupo3 de Teatro, SP), “Carne Moída” (com formandos da EAD/USP), “Os Bem Intencionados” (Grupo LUME, SP); SARABANDA (a partir do último longa de Bergman); atua nas peças Rasante (da No Ar companhia de Dança), KRUM (com a Companhia Brasileira de Teatro) e em espetáculos do repertório do Espanca!, grupo mineiro que fundou e no qual permaneceu por dez anos assinando a dramaturgia de espetáculos como “Marcha para Zenturo”, “Amores Surdos”, “Por Elise” e “Congresso Internacional do Medo”; sendo diretora dos dois últimos trabalhos. Foi cronista semanal do Jornal O Tempo, possui 4 publicações de peças teatrais reunidas em coleção pela Editora Cobogó. Como dramaturga possui textos publicados em Francês, Espanhol e Polonês.