Créditos: Josimar Segundo/FCF A Rodada Extra do Campeonato Cearense Série B chegou ao fim, e foram definidos os clubes que garantiram permanência no estadual de 2027. Também ficaram conhecidas as duas equipes que sofreram o descenso e disputarão a Série C do Campeonato Cearense na próxima temporada. Esta fase reuniu os clubes colocados na 4ª e na 5ª posições dos grupos A e B para jogos únicos na luta contra o rebaixamento. Os confrontos seguiram os seguintes cruzamentos: Grupo Extra 1 – 4º do Grupo A x 5º do Grupo B Grupo Extra 2 – 4º do Grupo B x 5º do Grupo A O primeiro duelo decisivo aconteceu no domingo (17), entre Caucaia e Guarani de Juazeiro. No Estádio Raimundo de Oliveira, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Guarani derrotou os donos da casa por 2 a 1, de virada, e carimbou a permanência. Os gols do Leão do Mercado foram marcados por Wilson e Kaká Love, enquanto Lucas Paccu descontou para o Caucaia. A outra decisão aconteceu na quinta-feira (21), entre Barbalha e FC ...
Uma Delegação do Governo Federal da Nigéria reuniu-se hoje (2) com representantes do Governo do Estado para trocar informações e experiências acerca do saneamento no Ceará. Durante todo o dia, o grupo participou de reuniões e visitas às instalações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer mais acerca dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado.
Na oportunidade, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, realizou apresentação institucional para os nigerianos onde destacou as formas de captação de recursos e financiamentos adotados pela companhia.
Durante o encontro o representante do Banco Mundial na Nigéria, Camilo Lombana-Cordoba, destacou a importância da troca de experiência para melhorar os serviços ofertados no país africano. “O Banco Mundial está financiando projetos na Nigéria. Sabemos que o Brasil possui experiências exitosas e nós queremos levar daqui estratégias que podem ser implementadas lá”, disse Lombana-Cordoba que também é especialista em saneamento e abastecimento de água.
Na agenda de hoje, a delegação também visitou o Laboratório Central da Cagece para conhecer o trabalho de análise, monitoramento e controle da qualidade da água distribuída pela companhia. Na oportunidade, os nigerianos assistiram palestra sobre a temática e participaram de visita guiada pelas instalações do laboratório.
Saiba Mais
A delegação da Nigéria é composta por 12 pessoas, entre eles um vice-ministro, secretários estaduais da Nigéria, gerentes de companhias de saneamento nigerianas, representantes do Banco Mundial, entre outros.
Durante todo o dia, a delegação foi acompanhada pelo presidente da Cagece, Neuri Freitas e diretores da companhia. Também participou do encontro o coordenador de saneamento básico da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, e representantes da Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Estado do Ceará (Arce).
Depois de Fortaleza, a delegação irá até Brasília e São Paulo se reunir com o Ministério das Cidades e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre outras autoridades na área de Saneamento do país.
Serviço
Amanhã (3), pela manhã, a delegação fará visita guiada à estação de tratamento de esgoto do Residencial Aldemir Martins, em Fortaleza. Na oportunidade, os participantes poderão conhecer como funciona o processo de coleta e tratamento do esgoto produzido pelos imóveis do residencial. Inaugurado no ano passado, o sistema funciona de forma isolada com todos os processos (coleta e tratamento) realizados no próprio local.