O juiz Silvonei do Carmo, da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves (RS), condenou a empresa Fênix Serviços Administrativos ao pagamento de R$ 3 milhões em danos morais a 210 trabalhadores flagrados, em fevereiro de 2023, em condições análogas à escravidão na colheita de uva para as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton. A terceirizada ainda pode recorrer da decisão. O magistrado atendeu ao pedido do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), que acusou a empresa, seu dono, Pedro Augusto de Oliveira Santana, outras pessoas jurídicas do mesmo grupo econômico e ainda sócios e gestores de cometerem diversas irregularidades que caracterizam as condições análogas à escravidão. Entre as práticas ilegais, os promotores apontaram: aliciamento e tráfico de pessoas, contratação e manutenção dos vínculos de emprego mediante fraude e coação, condição degradante no alojamento e pelo fornecimento de comida estragada, retenção de salários e servidão por dívida, jornada ex...
Para minimizar problemas de alagamentos da área urbana do Pecém, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está implantando o sistema de drenagem pluvial. O investimento está resolvendo um problema histórico no distrito.
Por meio da Secretaria Regional do Pecém, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante tem executado dezenas de ações que contribuem significativamente para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No distrito do Pecém, a Prefeitura investe maciçamente em infraestrutura. Nos últimos 3 anos, diversas ruas e avenidas do distrito receberam asfaltamento, pavimentação em pedra tosca, além de obras de drenagem de águas pluviais.
As obras de drenagem foram planejadas seguindo a orientação do Prefeito Claudio Pinho, priorizando a eliminação de vários pontos históricos de alagamento causados por chuvas fortes na parte baixa do distrito, esclarece Cairon Luan Correia Lima, titular da Secretaria Regional do Pecém.
As ruas Raimundo Laureando (drenagem que interliga o canal), Dona Mocinha (conhecida como extensão da rua Marciliano Alcântara), Maria de Lourdes, Carmélia Miranda dos Santos, Doralice Moreira e Vicente Rocha no bairro Vila Ferreira, tiveram as obras de drenagem concluídas. Já as ruas Francisca Nogueira da Costa e o trecho da CE – 348, entre Maria de Lourdes e a Francisca Nogueira da Costa, que corta a cidade, estão com as obras de drenagem a todo vapor.
No bairro Vila Ferreira, em períodos de chuva, as casas ficavam submersas e as ruas alagadas. Após a conclusão das obras de drenagem o problema foi eliminado.
Francisco Gean Bezerra da Silva, morador do Pecém há 14 anos, seis deles no bairro Vila Ferreira, afirma que o projeto de drenagem solucionou definitivamente um problema histórico. “Quando comecei a morar aqui sempre alagava. Eu não entrava nem com o carro nem com a moto, porque não existia drenagem e acumulava muita água. Qualquer aguinha, principalmente a da chuva, empoçava, e, em questão de minutos, alagava tudo. Eu moro há seis anos nessa casa e, em menos de um mês, o problema foi resolvido. Com certeza essa obra está beneficiando muitas pessoas, e, principalmente, trazendo a solução de um problema que ninguém tinha resolvido, mas a atual gestão solucionou. Agora tudo está uma maravilha!”, comenta animado.
Também morador do Vila Ferreira, José Milton Gadelha Sampaio conta que sofreu muitos transtornos com alagamentos, mas reconhece que, com a drenagem, o problema está sendo resolvido. “Antes a chuva invadia minha casa e eu tinha que colocar proteções para a água não entrar. Era um sofrimento para todos nós que moramos aqui na parte baixa da rua, que recebia toda a água que descia com muita força da parte alta e entrava nas casas porque não tinha para onde escoar. Agora, com a drenagem não alagou mais. O serviço foi bem feito graças ao perfeito Claudio Pinho. Esse foi o único que olhou por nós”, declara.
A moradora Dellany Pinho, que há cinco anos reside na rua Dona Mocinha, relata que logo após as fortes chuvas que caíram no município, filmou a rua tomada por água e fez denúncia do problema através de um vídeo que encaminhou para a página oficial do Facebook da Secretaria Regional no Pecém (Srp Pecém). O caso foi analisado e a Secretaria realizou, com urgência, a obra de drenagem no local. Dellany conta que não imaginou que a denúncia seria levada a sério e o problema teria uma solução imediata por parte da prefeitura. “A rua estava intransitável, a água invadiu a frente das casas e não dava para entrar ou sair, era horrível. Gostaria de agradecer a atenção da Secretaria Regional do Pecém, que atendeu de imediato a minha denúncia. A rua estava inundada, mas depois da drenagem ficou uma maravilha. Nas últimas chuvas que caíram a água escoou e não alagou. Agora, quando acaba de chover a rua fica sequinha. Tive conhecimento que o Pecém todo está recebendo a drenagem e com certeza está melhorando a vida da população”, comentou extasiada.