A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informa aos cidadãos que possuem aparelhos elétricos ou eletrônicos danificados devido ao apagão ocorrido na madrugada do último domingo (26/06), em Fortaleza, a possibilidade de exigir ressarcimento dos danos junto à concessionária de energia elétrica.
De acordo com a secretária-executiva do órgão consumerista, Ann Celly Sampaio, caso o consumidor se sinta prejudicado e deseje reparação, deve registrar um Boletim de Ocorrência, ir à Companhia Energética do Ceará (Coelce), procurar o serviço de atendimento ao cliente e solicitar o reparo.
O direito ao conserto de equipamentos devido à falta de energia elétrica é garantido pela Resolução 499/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). "A responsabilidade objetiva estabelece que, independente da causa do apagão, cabe à concessionária ressarcir o consumidor. O mais importante é que a falha do eletrodoméstico tenha sido provocada pelo blackout”, informa Ann Celly.
Em caso de dificuldades, o consumidor pode entrar em contato com o DECON e formalizar uma reclamação pessoalmente, na sede do órgão, que fica na Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro de Fortaleza, ou denunciar através do telefone 0800-275-8001 ou no sitewww.decon.mpce.mp.br no link "Fale com o DECON".