A Polícia Federal (PF) substituíra o Exército e será a responsável - a partir de 1º de julho - pela fiscalização de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs). Segundo informou hoje (15) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foram destinados R$ 20 milhões para a PF assumir a responsabilidade. O secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, que fez o anúncio, disse que até o momento 600 servidores da PF foram qualificados para a nova função. “Estamos assumindo o controle da fiscalização nesta nova fase, por meio da Polícia Federal. Vamos criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal e 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas”, informou. Supervisão Caberá à Coordenação Geral de Controle de Armas, órgão central que fará a gestão nacional, a supervisão dessas estruturas. A substituição do Exército já havia sido determinada pelo ...
Fotos, textos, fantasias, instrumentos musicais, entre outros objetos recontam a trajetória da agremiação carnavalesca
Em 2016, a agremiação carnavalesca Tribo Carijós do Recife completa 120 anos. Para comemorar, o grupo leva à Casa do Carnaval, a partir das 16h desta segunda (22) a exposição 120 Anos da Tribo Carijós do Recife, que fica em cartaz até 23 de setembro. O público está convidado a conhecer um pouco da história da agremiação, através de registros fotográficos, instrumentos musicais, figurino e documentos. Como parte da programação comemorativa, na terça (23), acontecerá uma roda de debates sobre caboclinhos, tribo carijós, e a preservação das expressões culturais do carnaval do Recife. Da conversa participam a historiadora e pesquisadora Carmem Lelis (Gestora dos Ciclos Festivos da SECULT - Recife), Claudio Nascimento (Gestor da Casa do Carnaval) e Jefferson Nagô (Diretor da Tribo Carijós). A Casa do Carnaval é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife e está localizada no Pátio de São Pedro, bairro de São José, casa 38.
HISTÓRICO - Com sete títulos no currículo a tribo Carijós foi fundada em 6 de março de 1896 pelo estivador Antônio da Costa que costumava incorporar o caboclo Carijó nas sessões de Jurema. Em seguida teve autorização religiosa de fundar um corpo fantasiado de índio durante o carnaval a fim de preservar a cultura regional. Em pouco tempo, seus caboclos já estavam nas ruas do Recife, com flechas, lanças, penachos coloridos e dançando Perré ao som de tambores, pífanos, gaitas de taboca e ganzá.
Serviço:
Exposição de 120 da Tribo Carijós do Recife
Centro de Formação, Pesquisa e Memória cultural – Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro nº 38
Abertura: Dia 22/08, às 16h
Horário até o dia 23/09 - Segunda a Sexta das 9h às 17h
Roda de Debates, 23 de Agosto, 14h
Centro de Formação, Pesquisa e Memória cultural – Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro nº 38 anexo
Mais informações: (81) 3355.4311