O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Bela Cruz, ajuizou ação de improbidade administrativa contra agentes públicos do Município por causarem possíveis danos aos cofres públicos no valor de R$ 23.632,79 em decorrência das irregularidades ocorridas no Pregão Eletrônico nº 004/2022. A licitação foi realizada para registro de preços de futuras e eventuais aquisições de gêneros alimentícios, destinados a atender ao programa de alimentação escolar das unidades de ensino do município. Segundo a ação, os agentes, ao desclassificarem ilegitimamente a empresa Vicente de Paulo da Rocha – ME, deixaram de contratar a proposta mais vantajosa para a Administração. A investigação apontou que a empresa foi desclassificada ilegalmente sob a alegação de que as fichas técnicas dos alimentos e laudos apresentados não estavam em nome da própria licitante, contudo, não havia exigência no edital de que a fabricação do produto fosse realizada pelo próprio licitante, que não...
Fotos, textos, fantasias, instrumentos musicais, entre outros objetos recontam a trajetória da agremiação carnavalesca
Em 2016, a agremiação carnavalesca Tribo Carijós do Recife completa 120 anos. Para comemorar, o grupo leva à Casa do Carnaval, a partir das 16h desta segunda (22) a exposição 120 Anos da Tribo Carijós do Recife, que fica em cartaz até 23 de setembro. O público está convidado a conhecer um pouco da história da agremiação, através de registros fotográficos, instrumentos musicais, figurino e documentos. Como parte da programação comemorativa, na terça (23), acontecerá uma roda de debates sobre caboclinhos, tribo carijós, e a preservação das expressões culturais do carnaval do Recife. Da conversa participam a historiadora e pesquisadora Carmem Lelis (Gestora dos Ciclos Festivos da SECULT - Recife), Claudio Nascimento (Gestor da Casa do Carnaval) e Jefferson Nagô (Diretor da Tribo Carijós). A Casa do Carnaval é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife e está localizada no Pátio de São Pedro, bairro de São José, casa 38.
HISTÓRICO - Com sete títulos no currículo a tribo Carijós foi fundada em 6 de março de 1896 pelo estivador Antônio da Costa que costumava incorporar o caboclo Carijó nas sessões de Jurema. Em seguida teve autorização religiosa de fundar um corpo fantasiado de índio durante o carnaval a fim de preservar a cultura regional. Em pouco tempo, seus caboclos já estavam nas ruas do Recife, com flechas, lanças, penachos coloridos e dançando Perré ao som de tambores, pífanos, gaitas de taboca e ganzá.
Serviço:
Exposição de 120 da Tribo Carijós do Recife
Centro de Formação, Pesquisa e Memória cultural – Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro nº 38
Abertura: Dia 22/08, às 16h
Horário até o dia 23/09 - Segunda a Sexta das 9h às 17h
Roda de Debates, 23 de Agosto, 14h
Centro de Formação, Pesquisa e Memória cultural – Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro nº 38 anexo
Mais informações: (81) 3355.4311