O Ministério da Educação (MEC) paga, nesta segunda-feira (1º), a nona parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos beneficiários nascidos nos meses de novembro e dezembro. O programa federal é voltado aos estudantes do ensino médio inscritos até 7 de fevereiro de 2025, no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) . Eles devem estar matriculados na rede pública regular e ter entre 14 e 24 anos de idade, ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade de 19 a 24 anos. Todos precisam ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular. Para ter direito ao benefício do incentivo frequência, os alunos devem ter presença mínima de 80% nas aulas . Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – aponta que, ao todo, cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberam o benefício no valor de R$ 200. Pagamento escalonado Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem con...
A segunda metade da programação do VI Encontro Sesc Povos do Mar proporciona a imersão nos saberes e práticas das comunidades litorâneas cearenses. Na quarta-feira (24) tem atividades na Colônia Ecológica Sesc Iparana, na foz do Rio Ceará e no Cine Teatro São Luiz. Já na quinta-feira (25), o encerramento do encontro se dá simultaneamente com o início do II Encontro Sesc Herança Nativa.
Os destaques da programação desta quarta-feira (24) têm inicio às 8h, com a exibição do documentário “Suaçuamussará”, de Henrique Dídimo, no Cine Teatro São Luiz. O longa conta a jornada de duas lideranças do povo Tremembé em busca de sua herança nativa, e para isso percorrem 14 tribos pelo Ceará.
Em seguida, às 8h30, a Fragata Viva o Mangue Vivo percorre o Rio Ceará, em mais uma edição do Projeto Sesc Conversas Flutuantes. Durante o passeio, são abordados temas envolvendo a preservação do meio-ambiente e a origem indígena do povo cearense. Na chegada da Fragata, às 10h30, os canoeiros de zinga da Barra do Ceará realizam sua tradicional corrida.
Oficinas, rodas de conversa e apresentações de bois marcam a programação do início da tarde. Às 16h, o Encontro convida para contemplação do pôr do sol na Barra do Rio Ceará, momento em que os barqueiros do rio juntam-se para formar uma só embarcação, ao som do acordeom e músicas regionais.
Mais tarde, às 19h, destaque para a roda de conversa com mestres pescadores e astrônomos, que trovam experiências sobre a navegação por estrelas, marés e luzes do continente. A programação do dia encerra com apresentação de sambas, tambores de crioula e banda de reggae.
“Acabou agora, mas não terminou ainda...”
A quinta-feira (25/8) é marcada pelo encerramento de um ciclo e o início de outro. Após uma programação diversa, com práticas e vivências, o VI Encontro Sesc Povos do Mar é encerrado, às 11h, com Torém (dança tradicional indígena) puxado pelos Mestres da cultura indígena.
Como não terminou ainda, às 18h acontece a abertura do II Encontro Sesc Herança Nativa, com a oportunidade de socializar conhecimentos e tradições de 14 povos indígenas e ciganos do Ceará. Entre as atividades iniciais, estão um Toré com os povos participantes e práticas de alimentação, pintura corporal a base de jenipapo e urucum.
SERVIÇO
VI Encontro Sesc Povos do Mar
Período: 21 a 25/8
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250
Abertura II Encontro Sesc Herança Nativa
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Rua José Alencar, 150 – Caucaia)
Período: 25 a 27/8
Programação completa no site www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250