Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Últimos dias da V Bienal De Par Em Par em Fortaleza e mais cinco cidades

Até o dia 30 de outubro os municípios de Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Paracuru e Trairi recebem a V Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par. Toda a programação é GRATUITA.

Com espetáculos, oficinas, vídeos e Seminário Dança e Acessibilidade, a V Bienal Internacional de Dança / De Par Em Par 2016 segue até domingo (30) em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairí, com toda a programação gratuita. A Bienal é apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

FORTALEZA: Seminário Dança e Acessibilidade e espetáculo Corpo sobre Tela

Um dos destaques em Fortaleza nos últimos dias de programação é o Seminário Dança e Acessibilidade, que integra a Plataforma de Acessibilidade, lançada pela Bienal com apoio da Funarte e do Instituto Bela Vista. A Plataforma tem a difusão e a formação como os dois principais eixos e sua proposta contempla a apresentação de espetáculos em formato acessível com libras e audiodescrição, a realização de duas oficinas inclusivas e a primeira edição do Seminário Dança e Acessibilidade. O Seminário acontecerá nos dias 29 e 30com duas rodas de conversa, das 15h às 17h no Auditório do Dragão do Mar. 

Além das discussões sobre as ações das políticas públicas de inclusão e o corpo que anseia, os participantes vão debater principalmente sobre o modo de criação e perspectivas de pensar a dança e sua integração na arte. Libras, Audiodescrição e novas tecnologias de acesso também serão pontos fortes de discussão. Com isso, busca-se, a cada ano, o fortalecimento em relação ao direito social e intelectual que rege e funde a pessoa com deficiência dentro da cultura e da arte.

No sábado (29), a roda de conversa terá como tema "Dança Integrada – diferenças e criação na dança contemporânea" e a participação de Marcos Abranches (SP), João Paulo Lima (CE), Clarissa Costa (CE), Jhon Morais (CE) e Ariel Volkova (CE). No domingo (30) a discussão será sobre "Audiodescrição para a dança e os desafios da acessibilidade cultural", com a participação de Profa. Dra. Vera Lúcia Santiago (CE), Paulo Victor Bezerra de Lima (CE), Klístenes Braga (CE) e Ana Beatriz Praxedes (CE). A mediação será de Fausto Augusto Cândido.

Fechando as ações neste primeiro ano da Plataforma de Acessibilidade, a Bienal traz a Fortaleza o dançarino e coreógrafo paulista Marcos Abranches, com o espetáculo Corpo sobre Tela, no domingo (30), às 19h, no SESC Iracema. Motivado pela vida e a obra do pintor irlandês Francis Bacon (1909-1992), Abranches uniu tintas de diversas cores, a passos ensaiados e a seus movimentos involuntários do corpo e da face na criação deste espetáculo. O artista é portador de coreoatetose, um estado patológico decorrente de uma lesão cerebral, que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares. Abranches utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

Mais espetáculos são destaques em Fortaleza. Na sexta-feira (28), às 19h no SESC Iracema, a coreógrafa, bailarina e performer Silvia Moura apresenta Instalaformance III (Tangendo Sonhos), um trabalho desenvolvido em parceria com Nixon Fernandes e Matias Francisco, que estreou no dia 21 deste mês, abrindo a Bienal em Sobral.

Duas atrações internacionais se apresentam neste fim de semana em Fortaleza. Na sexta-feira (28), o francês Christian Rizzo apresentaSakinan Göze Çöp Batar, às 21h no Teatro do Dragão do Mar. No sábado (29), Samuel Lefeuvre e Raphaelle Latini, do Group Entorse, da França, apresentam Accidens, também às 21h no Teatro do Dragão.

ESPETÁCULOS EM SOBRAL

Em Sobral, onde a Bienal acontece integrada ao projeto Sobral Cidade das Artes, do Governo do Estado, a programação já teve três dias de espetáculos, de 21 a 23, no Theatro São João, e retorna nesta quinta-feira, 27, para mais quatro dias, com as atividades na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa). 

Na quinta-feira (27) são dois espetáculos. Às 21h, a Paracuru Cia. De Dança (CE) apresenta Praia das Almas, resultado do projeto Percursos de Criação, onde teve a parceria do coreógrafo convidado Jorge Garcia (PE). Na sequência, às 21h30, Edvan Monteiro (CE) apresenta Arrastão, obra criada na Bienal de 2015, como resultado do projeto Trajetos EnCena. 

O coreógrafo e performer baiano Leonardo França é a atração na sexta-feira (28), às 21h na Ecoa. Ele apresenta Ouriço, um trabalho que convida a perceber o acontecimento da dança e a presença do corpo em relações improváveis. Neste espetáculo, o artista coloca em ação um pensamento em que corpo, som e objetos compõem uma dança para além do dançarino. "Este modo de operar coreograficamente nos expõe a situações de corpos para vibrar, estourar, suar, ventilar… Uma espécie de carnaval extático: intenso e embriagado, espinhoso e sedutor, enigmático e explícito", explica.  

No sábado (29), ainda no ECOA em Sobral, a Inquieta Cia de Teatros (CE), apresenta às 17h Esconderijo dos Gigantes, obra que fala do encontro entre dois seres de culturas diferentes, que passam a aprender um sobre o outro e questionar suas próprias verdades. À noite, às 20h, Andréia Pires (CE) apresenta Vagabundos, espetáculo que nasceu em 2013 dentro uma disciplina do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ganhou vida para além dos muros institucionais, abrindo espaço a atores advindos de outras instâncias e grupos, formando um elenco composto de 24 pessoas. 

Encerrando a programação da Bienal em Sobral, no domingo (30), às 19h, a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, fundada em 2014, apresenta dois de seus três espetáculos coreográficos: Salão Grená e Adágio, sob a direção de dirigida por Airton Tomazzoni e Débora Leal. 

JUAZEIRO DO NORTE

Em Juazeiro do Norte, a abertura será nesta quinta-feira (27), às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, com Gaudério, trabalho do bailarino gaúcho Matheus Brusa, que tem se destacado com premiações no Festival de Joinville. 

Na sexta-feira (28), em Juazeiro do Norte, Alysson Amancio Cia de Dança (CE) apresenta Manga com Leite, espetáculo criado em parceria com o coreógrafo cearense Fauller, como parte do projeto Percursos de Criação.

PARACURU

O gaúcho Matheus Brusa estará em Paracuru na sexta-feira (28), onde ministra a oficina Gaudério, uma atualização e ressignificação da dança folclórica gaúcha, Clula, às 15h na Escola de Dança de Paracuru. Às 21h ele apresenta na Praça da Matriz o espetáculo Gaudério.

Ainda em Paracuru, no sábado (29), a Bienal leva à  Praça da Matriz a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, para apresentar Adágio e Salão Grená a partir das 20h. Na sequência, quem sobe ao palco é a Paracuru Cia de Dança com Praia das Almas.

ITAPIPOCA 
Em Itapipoca, a programação começa no dia 27, com a exibição do vídeo-dança Sertanias do Gesto, da Cia Balé Baião e Advento Audiovisual, às 20h, no Ponto de Cultura Galpão da Cena. Em seguida, a Cia de Dança Ciclos apresenta Desaparecidos. Nos próximos dias os espetáculos ocorrem na Praça do Hotel. 
Na sexta-feira (28), às 20h, o público de Itapipoca poderá conferir Adágio e Salão Grená, da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. Em seguida, a Cia Ikannus (CE), apresenta ESCRIMARTURACRI.  
A programação da Bienal na cidade termina no sábado (29) com dois espetáculos. Às 20h, Crendices… quem disse?, da Cia de Danças de Diadema (SP), e às 21h, A Invenção do Baião Teimoso, da Cia Balé Baião (CE). 
TRAIRI 
E em Trairi, a Bienal De Par Em Par estará no Auditório do Centro de Promoções Turísticas Ambientais (CPTA) com programação na sexta (28) e sábado (29) a partir das 20h. Na sexta-feira, quem abre é a Arreios Cia de Dança Contemporânea (CE) apresentando Encarnado e Esculpido. Depois, às 21h, a Canaan Cia de Dança (CE) apresenta com o espetáculo As coisas de nossa terra, e às 21h30, Cia de Dança Ciclos (CE), entra em cena com Desaparecidos. No sábado, às 20h, Bruno Gomes (CE) apresenta Um corpo jogado ao mar. Em seguida a atração é a Cia Flex de Dança (CE), com Terreiros virtuais.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par - De 21 a 30 de outubro e 2016 em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Informações: www.bienaldedanca.com. Infos: bienal@bienaldedanca.com e (85)3268-3034. Toda a programação tem acesso GRATUITO.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.