Prefeitura de Fortaleza consolida modelo de diálogo com as comunidades no primeiro ano de criação da Secretaria de Relações Comunitárias Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular
:

A Prefeitura de Fortaleza celebra a criação da Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), instituída em 2025, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o poder público municipal e as comunidades. Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade, consolidando um modelo institucional de diálogo voltado à ampliação da participação social e à qualificação dos processos de escuta e encaminhamento das demandas territoriais.
Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular, promovendo maior aproximação entre a administração municipal, os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) e as demais lideranças comunitárias das 12 regionais de Fortaleza. A atuação integrada com as demais secretarias municipais tem contribuído para uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades identificadas nos territórios.
Entre as principais ações desenvolvidas no primeiro ano de funcionamento, destacam-se: a ampliação da participação na votação dos ARCC; a criação do Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP); o mapeamento sistematizado das demandas comunitárias, com metodologia integrada às demais pastas municipais; o estabelecimento de uma agenda permanente de encontros com lideranças e representantes da sociedade civil; e o aperfeiçoamento dos fluxos internos de atendimento, possibilitando respostas mais ágeis e qualificadas às solicitações da população.
“A consolidação da Secretaria de Relações Comunitárias representa um avanço na política de participação social de Fortaleza, ao institucionalizar mecanismos de escuta e fortalecer a corresponsabilidade entre governo e sociedade. A secretaria atua como instância de articulação, contribuindo para a incorporação das demandas comunitárias no processo de formulação e execução das políticas públicas”, afirma André Barbosa, titular da SERC.
A participação da comunidade é um elemento essencial para a realização de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da população. Ao adotar uma postura de escuta ativa e diálogo permanente, a gestão municipal fortalece a participação social e promove intervenções que impactam positivamente a qualidade de vida nos territórios.
No bairro Moura Brasil, esse modelo de atuação se traduziu na requalificação da escadaria local, uma demanda histórica da comunidade. A partir do diálogo estabelecido com os moradores, a atual gestão pôde compreender as especificidades da área e executar a intervenção de forma alinhada às prioridades apontadas pela população, consolidando a atuação conjunta entre poder público e comunidade.
“Em gestões anteriores, havia propostas distintas para a área. Com a abertura ao diálogo promovida pela atual administração, a comunidade foi ouvida e a reforma da escadaria foi realizada conforme as necessidades apresentadas por nós moradores”, destaca Ismael Gutemberg, agente de relações comunitárias e cidadania, eleito no território 01, da regional 12.
A Secretaria de Relações Comunitárias já percorreu todos os territórios administrativos de Fortaleza, reforçando a presença institucional nos bairros e o compromisso com a escuta qualificada da população.
“Reafirmamos o compromisso de seguir atuando de forma integrada com a população, fortalecendo o diálogo nos territórios e contribuindo para a construção de uma Fortaleza mais inclusiva, democrática e socialmente justa”, acrescenta André Barbosa.
Saiba mais
Em agosto, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado do governador Elmano de Freitas, deu posse aos 479 Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC), eleitos em votação coordenada pela SERC, realizada entre 19 de maio e 3 de junho.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.