Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza consolida modelo de diálogo com as comunidades no primeiro ano de criação da Secretaria de Relações Comunitárias Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular

  : Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade (Foto: Felipe Abud) A Prefeitura de Fortaleza celebra a criação da Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), instituída em 2025, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o poder público municipal e as comunidades. Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade, consolidando um modelo institucional de diálogo voltado à ampliação da participação social e à qualificação dos processos de escuta e encaminhamento das demandas territoriais. Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular, promovendo maior aproximação entre a administração municipal, os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) e as demais lideranças comunitárias das 12 regionais de Fortaleza. A atuação integrada com as demais secretarias municipais tem contribuído para uma gestão mais eficie...

Prefeitura de Fortaleza consolida modelo de diálogo com as comunidades no primeiro ano de criação da Secretaria de Relações Comunitárias Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular

 :

grupo de pessoas caminhando em um calçadão à margem de uma lagoa
Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade (Foto: Felipe Abud)

A Prefeitura de Fortaleza celebra a criação da Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), instituída em 2025, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o poder público municipal e as comunidades. Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade, consolidando um modelo institucional de diálogo voltado à ampliação da participação social e à qualificação dos processos de escuta e encaminhamento das demandas territoriais.

Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular, promovendo maior aproximação entre a administração municipal, os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) e as demais lideranças comunitárias das 12 regionais de Fortaleza. A atuação integrada com as demais secretarias municipais tem contribuído para uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades identificadas nos territórios.

Entre as principais ações desenvolvidas no primeiro ano de funcionamento, destacam-se: a ampliação da participação na votação dos ARCC; a criação do Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP); o mapeamento sistematizado das demandas comunitárias, com metodologia integrada às demais pastas municipais; o estabelecimento de uma agenda permanente de encontros com lideranças e representantes da sociedade civil; e o aperfeiçoamento dos fluxos internos de atendimento, possibilitando respostas mais ágeis e qualificadas às solicitações da população.

“A consolidação da Secretaria de Relações Comunitárias representa um avanço na política de participação social de Fortaleza, ao institucionalizar mecanismos de escuta e fortalecer a corresponsabilidade entre governo e sociedade. A secretaria atua como instância de articulação, contribuindo para a incorporação das demandas comunitárias no processo de formulação e execução das políticas públicas”, afirma André Barbosa, titular da SERC.

A participação da comunidade é um elemento essencial para a realização de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da população. Ao adotar uma postura de escuta ativa e diálogo permanente, a gestão municipal fortalece a participação social e promove intervenções que impactam positivamente a qualidade de vida nos territórios.

No bairro Moura Brasil, esse modelo de atuação se traduziu na requalificação da escadaria local, uma demanda histórica da comunidade. A partir do diálogo estabelecido com os moradores, a atual gestão pôde compreender as especificidades da área e executar a intervenção de forma alinhada às prioridades apontadas pela população, consolidando a atuação conjunta entre poder público e comunidade.

“Em gestões anteriores, havia propostas distintas para a área. Com a abertura ao diálogo promovida pela atual administração, a comunidade foi ouvida e a reforma da escadaria foi realizada conforme as necessidades apresentadas por nós moradores”, destaca Ismael Gutemberg, agente de relações comunitárias e cidadania, eleito no território 01, da regional 12.

A Secretaria de Relações Comunitárias já percorreu todos os territórios administrativos de Fortaleza, reforçando a presença institucional nos bairros e o compromisso com a escuta qualificada da população.

“Reafirmamos o compromisso de seguir atuando de forma integrada com a população, fortalecendo o diálogo nos territórios e contribuindo para a construção de uma Fortaleza mais inclusiva, democrática e socialmente justa”, acrescenta André Barbosa.

Saiba mais

Em agosto, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado do governador Elmano de Freitas, deu posse aos 479 Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC), eleitos em votação coordenada pela SERC, realizada entre 19 de maio e 3 de junho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.