Pular para o conteúdo principal

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

  A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.  Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Edição: Maria Claudia

Dança, teatro e muita música movimentam a programação do Centro Cultural Bom Jardim esta semana

De amanhã (7/2) até domingo (12/2), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) traz para a comunidade do Grande Bom Jardim uma programação totalmente gratuita e para todas as idades. A semana começa com oficina e apresentação de dança com as bailarinas Rosa Primo e Ana Druot. Continua com o teatro do Grupo Virtut e com apresentações musicais pelo projeto “Sentido Praia Sertão”. Encerra com o Primo Zen, teatro de bonecos com patrocínio da Cagece e com o Bloco de Carnaval “Eu Quero Muito Mais”.
O Centro Cultural Bom Jardim é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
A programação da Biblioteca continua nesta terça (7/2) e quinta (9/2), das 9h às 11h, com atividades lúdicas envolvendo leitura, contação de histórias e jogos educativos. No sábado (11/2), é a vez do “Círculo de Leitura: Jardim de Letras”, também das 9h às 11h, com atividades de leitura para crianças com idade a partir de 8 anos. De quarta (25/1) a sábado (28/1), das 16h às 18h, crianças e adolescentes contam também com jogos e exibição de filmes infantis.
DANÇA
Nesta terça (7/2), a partir das 9h, a bailarina e professora Rosa Primo promove uma Oficina de Pesquisa Corporal, por meio de projeto apoiado pelo Edital de Concessão e Apoio Financeiro para Produção e Publicação em Artes da SECULTFOR/INSTITUTO BELA VISTA. A oficina busca estimular a vivência e troca de experiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas do gesto na construção cênica. Voltada para artistas e estudantes de dança, professores e pesquisadores em dança com idade a partir dos 16 anos, a oficina tem 15 vagas e acontece na Sala de Dança do CCBJ.
ENCANTA MEU JARDIM - FOTO EDEN BARBOSA
Encanta o meu Jardim. Foto Eden Barbosa.
Ainda nesta terça (7/2), às 19h, o Teatro Marcus Miranda recebe o espetáculo “Encanta o meu jardim” – Solo da Bailarina Rosa Primo. Apoiado também pelo Edital de Concessão e Apoio Financeiro, o espetáculo tem classificação livre. A motivação para a apresentação partiu não somente do desejo de encontros a fim de responder a demandas variadas, mas do desafio de tentar apresentar um recorte preciso de um conjunto disperso. Entender no corpo esse processo é vivenciar a busca de uma singularidade só possível porque diferente em si mesma. Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento.
HOSPITAL DE BONECAS - SILVIANNE LIMA
Hospital de Bonecas. Foto Silvianne Lima.
Na quarta (8), a partir das 19h, é a vez da bailarina Ana Druot apresentar o espetáculo “Hospital de Bonecas”, no Teatro Marcus Miranda, por meio de projeto apoiado pelo Edital de Concessão e Apoio Financeiro para Produção e Publicação em Artes da SECULTFOR/INSTITUTO BELA VISTA. Com classificação livre, “Hospital de Bonecas” surge como um lugar de questionamento sobre nossas necessidades de conserto muitas vezes impostas pelos sistemas normalizadores que regem as sociedades contemporâneas, imposições disfarçadas em discursos midiáticos que exaltam o bem estar e a singularidade.
Nas fronteiras dos modos classificatórios operados por esses sistemas: Qual lugar ocupamos? Somos normais? Somos marginais? E se nossos pequenos desequilíbrios fossem grandes abismos necessários à descoberta de si e do outro? Deste lugar surgiu as pesquisas para o projeto Hospital de Bonecas, buscando estratégias para assumir as fragilidades que nos edificam, que nos tornam, de fato, singulares e, até mesmo, fortes, num eterno processo de reconstrução de si e do mundo que nos cerca.
TEATRO
NOIS - GRUPO VIRTUT
Grupo Virtut - Nois.
Na quinta (9/2), às 19h, o Grupo Virtut apresenta mais uma vez no Teatro Marcus Miranda o espetáculo “Nois”. Com classificação livre, o espetáculo mistura a dança, o teatro e a performance, fazendo com que através do corpo atores possam representar suas relações assumidas para com o mundo, causando uma reflexão acerca da reverberação que um tem sobre o corpo do outro.
MÚSICA
Na sexta (10/2), é a vez da música movimentar a programação cultural do CCBJ. Por meio do projeto “Sentido Praia Sertão”, um intercâmbio entre o Centro Cultural Bom Jardim e o Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes, o grupo Phylos apresenta o espetáculo “OBG”, às 19h, no Teatro Marcus Miranda.
Com classificação livre, o grupo Phylos é um coro cênico inicialmente formado por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, que visa gerar, por meio de técnicas de canto coral, teatro e dança, a inserção de adolescentes e jovens no universo cultural de Fortaleza a partir também de visitas a centros de cultura.OBG é um espetáculo/recital e conta com músicas de vários artistas cearenses, tais como Acauã Araújo, Belchior, Banda Versos e Canções, Lidia Maria, Marta Aurélia, Mel Mattos, Mona Gadelha, Pingo de Fortaleza, Paulo Barroso, Caio Castelo, Lorena Nunes, Kalil Gibran, Fausto Nilo e Viviane Brasil.
Erivan Produtos do Morro - Bendito Som das Quebradas
Erivan Produtos do Morro - Bendito Som das Quebradas.
No sábado (11/2), a partir das 19h, na Praça Central do CCBJ, o rapper Erivan Produtos do Morro apresenta o espetáculo “Bendito Som das Quebradas” também pelo projeto “Sentido Praia Sertão”. A expressão é o rap, vertente musical do hip hop. Ritmo e poesia atualizados na periferia de Fortaleza, no Castelo Encantado. A “quebrada” se reinventa como local de enunciação, polo criativo e espaço de convivência na urbe polinucleada.
O som adquire contornos regionais, pois a fala politizada do rapper dialoga com o cantar religioso dos benditos de rezadeiras e romeiros, com a rapidez de raciocínio e agudeza do canto improvisado de repentistas e emboladores nordestinos. O bendizer da palavra típico do rap se refere à precisão dos termos e é também bendita a manifestação cultural que intervém e traz mudança social para comunidades periféricas.
primozen
Primo Zen. Foto Divulgação.
E ainda no sábado (11/2) às 20h, o Primo Zen apresenta seu show “Alta Tensão” na Praça Central do CCBJ. Primo Zen traz aos palcos batidas eletrônicas com ritmos envolventes, melodias contagiantes letras que relatam as baladas os amores as emoções a sensualidade feminina as realizações pessoais dentre tantos outros relatos, tem total envolvimento com o público em seus shows, junto a tudo isso vem trazendo uma proposta onde seu estilo se adequa a inúmeros tipos de ambiente, fazendo com que sua experiência faça jus as suas performances, e dentre essas experiências envolvem abertura de shows de nomes renomados da música brasileira como de Chico César.
TEATRO DE BONECOS
esquadrao
“Pingo, Gota D’água e o Esquadrão contra o desperdício de água. Foto Cagece.
No domingo (12/2), às 17h, a criançada vai contar com a apresentação “Pingo, Gota D’água e o Esquadrão contra o desperdício de água”, por meio do projeto “É NóiZ Perifa”, com patrocínio da Cagece e apoio da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. Com classificação livre, o espetáculo é resultante do projeto de teatro de bonecos da Cagece que existe há mais de 12 anos e faz parte da Geris (Gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece) atendendo escolas públicas e particulares, eventos de parceiros e eventos institucionais internos da companhia ou do Governo do Estado.
Sua temática primária é o combate ao desperdício de água, porém aborda-se também o destino correto dos resíduos sólidos bem como o combate ao mosquito Aedes aegypti. Com intuito de formar multiplicadores da nossa mensagem nosso público-alvo é preferencialmente crianças do infantil cinco ao quinto ano do ensino fundamental.
CARNAVAL NO CCBJ
bloco eu quero muito mais
Bloco "Eu quero muito mais". Foto Divulgação.
E no domingo (12/2), para fechar a programação artística do Centro Cultural Bom Jardim, o Bloco “Eu quero muito mais” apresenta seu repertório de marchinhas consagradas a partir das 18h, na Praça Central. Com músicas de artistas da terra, como Belchior, Fagner, Fausto Nilo, dentre tantos que fazem a alegria do carnaval brasileiro, o Bloco convida a todos, seja crianças, adolescentes, jovens e idosos a trazer sua fantasia para o carnaval do CCBJ.
AGENDE-SE!
► 7 E 9 | TERÇA E QUINTA | 9H ÀS 11H
[BIBLIOTECA] ATIVIDADES DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E JOGOS EDUCATIVOS
Classificação Livre
Educadora Responsável: Luana Oliveira
Local: Biblioteca
► DIA 7 | TERÇA | 9H
[COMUNIDADE NA PAUTA] OFICINA DE PESQUISA CORPORAL COM A BAILARINA E PROFESSORA ROSA PRIMO
Projeto apoiado pelo Edital de Concessão ao Apoio Financeiro para Produção e Publicação em Artes da SECULTFOR/INSTITUTO BELA VISTA.
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Duração: 1 (um encontro)
Local: Sala de Dança
► DIA 7 | TERÇA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] ENCANTA O MEU JARDIM – SOLO DA BAILARINA E PROFESSORA ROSA PRIMO
Projeto apoiado pelo Edital de Concessão ao Apoio Financeiro para Produção e Publicação em Artes da SECULTFOR/INSTITUTO BELA VISTA.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda
► DIA 8 | QUARTA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] HOSPITAL DE BONECAS – SOLO DA BAILARINA ANA DRUOT
Projeto apoiado pelo Edital de Concessão ao Apoio Financeiro para Produção e Publicação em Artes da SECULTFOR/INSTITUTO BELA VISTA.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda
► DIA 9 | QUINTA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] NOIS – GRUPO VIRTUT
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda
► DIA 10 | SEXTA | 19H
[SENTIDO PRAIA SERTÃO] PHYLOS – OBG
Intercâmbio entre o Centro Cultural Bom Jardim e o Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação Livre
Local: Teatro Marcus Miranda
► DIA 11 | SÁBADO | 19H
[SENTIDO PRAIA SERTÃO] ERIVAN PRODUTOS DO MORRO – BENDITO SOM DAS QUEBRADAS
Intercâmbio entre o Centro Cultural Bom Jardim e o Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação Livre
Local: Praça Central
► DIA 11 | SÁBADO | 20H
[COMUNIDADE NA PAUTA] ALTA TENSÃO – PRIMO ZEN
Classificação Livre
Local: Praça Central
► DIA 12 | DOMINGO | 17H 
[É NÓIZ PERIFA] PINGO, GOTA D’ÁGUA E O ESQUADRÃO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Com patrocínio da Cagece e apoio da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central
► DIA 12 | DOMINGO | 18H
[COMUNIDADE NA PAUTA] BLOCO EU QUERO MUITO MAIS
Entrada: Gratuita
Classificação Livre
Local: Praça Central
Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo.
Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Rua Três Corações, 400 - Bom Jardim - Fortaleza (CE)

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.