sábado, 17 de junho de 2017

Seminário Água Innovation discute segurança hídrica cearense

Evento acontece nos dias 21 e 22 de junho no Centro de Eventos e reunir especialistas para discutir soluções viáveis para a segurança hídrica no Ceará

De 21 e 22 de Junho Seminário Água Innovation discute segurança hídrica do Estado do Ceará. Já estão abertas as inscrições para o Seminário Água Innovation, que acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A proposta do encontro é reunir especialistas do setor de água, para discutir as melhores e mais viáveis soluções para a segurança hídrica no Estado do Ceará. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Seminário Água Innovation.


Saiba mais:
O I SEMINÁRIO ÁGUA INNOVATION
– Soluções para a segurança hídrica, que acontece nos dias 21 e 22 de Junho no Centro de Eventos do Ceará, surgiu com a proposta de reunir importantes especialistas do setor de água para discutir as melhores e mais viáveis soluções para a segurança hídrica no Ceará. Na prática, o encontro pretende construir um cenário de debate sobre a gestão eficaz dos recursos hídricos, com a apresentação de inovações tecnológicas utilizadas atualmente e cases com características de integração e continuidade, apontando caminhos para a construção de soluções coletivas importantes para a consolidação de uma gestão de águas.

Isso porque um dos principais gargalos da humanidade é o acesso à água potável. Enquanto a demanda por esse recurso só aumenta, a tendência é que a disponibilidade continue caindo, devido a fatores como os impactos decorrentes das mudanças climáticas e o aumento da população mundial, entre outros. Levando em consideração o caso brasileiro que, apesar de ser a maior potência hídrica do planeta, com 12% da disponibilidade mundial de água potável em seu território, ainda assim está passando por uma grave crise hídrica. Acontece que no país as reservas não estão distribuídas de maneira uniforme pelo território (80% está na região Amazônica) e ele está passando pela maior crise hídrica de sua história. Os problemas são maiores para a Região Nordeste, que possui apenas 4% dos recursos hídricos do país, mas que abriga 35% da população brasileira, em sua maioria famílias de baixa renda.

Para o deputado estadual Carlos Matos, presidente do Conselho Técnico Organizador do evento, esse encontro veio para discutir alternativas inovadoras para a questão hídrica no Estado: “É inquestionável a importância da água para a vida humana e para o desenvolvimento sustentável de qualquer setor. Durante muitos anos se trabalhou para aumentar a oferta da água no Estado, mas tão importante quanto isso é ter uma demanda racional e inteligente, para que o balanço hídrico possa permitir a segurança que tanto precisamos. No seminário, vamos discutir cinco painéis: inteligência na gestão de águas, gestão de crise nas cidades, operação da Transposição do Rio São Francisco, inovação nos recursos hídricos no ecossistema de águas e o futuro das águas do Ceará. São temas de grande impacto para contribuir com assunto no Ceará”, revela.

O evento é promovido e realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon) e Jornal O Povo, e conta com o apoio do Ministério da Integração, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC) e Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE).

As inscrições para o I SEMINÁRIO ÁGUA INNOVATION podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://bit.ly/2rAPgxe
Enviar

Deixe seu comentário: