A 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes) terminou neste sábado (16), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), com a aprovação de 80 propostas de políticas públicas que serão entregues ao governo federal . O setor envolve iniciativas que adotam um modelo de autogestão baseado no cooperativismo, na solidariedade e no comércio justo . O encontro foi aberto na quarta-feira (13) e marcou a retomada da iniciativa de participação social interrompida desde 2014, quando foi elaborado o 1º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária. Segundo o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, além de promover uma atualização do Plano Nacional de Economia Popular e Solidária, a retomada do Conaes faz parte da Estratégia Nacional de Participação Social , que, desde 2023, já restabeleceu 100 conselhos nacionais e retomou 28 conferências realizadas no...
Quase dois anos se passaram, e ninguém sabe ainda o que provocou o acidente com o helicóptero do Ciopaer, em dezembro do ano passado. Dois oficiais e um soldado da Polícia Militar morreram no acidente, e até agora a Base Aérea espera o relatório com o resultado das investigações. Quase um ano depois, as causas do acidente com o helicóptero do Ciopaer ainda são um mistério.No dia 29 de dezembro de 2005, a aeronave caiu na pista da Base Aérea quando se preparava para pousar e tentou recuperar altura novamente. No acidente morreram o piloto, major Lindemberg Austregésilo Andrade, a major do Corpo de Bombeiros Rosana Buson, grávida de três meses. E o soldado da Polícia Militar Roberto Pacheco da Costa. Saíram feridos o sargento PM José Junior Lopes de Souza, e o soldado PM Burton Davys Gomes que já treina para voltar ao trabalho.A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já concluiu o relatório. Na comissão que participou da investigação do acidente, médicos, psicólogos e policiais militares do Ceará, todos presididos por um oficial de pernambuco. O documento, resultado do levantamento da Anac, foi encaminhado para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, que depois de uma análise, vai fazer um relatório final sobre o caso. A Base Aérea não se pronuncia, mas também espera uma resposta para o que aconteceu dentro do seus muros. Para o diretor do Ciopaer, coronel William Alves Rocha, o relatório não deve servir para apontar culpados, mas para entender o que saiu errado e evitar novos acidentes da mesma natureza.Amanhã você vai saber como estão os sobreviventes desse acidente com o helicóptero do Ciopaer.
Comentário: As informações acima foram veiculadas na TV Verdes Mares. Dados complementares e não oficiais revelam que a causa do acidente foi falha humana, sobretudo, cometida pelo Major Limdemberg, que segundo conhecidos do militar, ele costumava fazer manobras arriscadas. Quem descartou a falha mecânica foi o oficial de pernambuco, que na época trabalhava no Departamento de Aviação Civil - DAC, dizendo que a parte mecânica da aeronave estava intacta. Os destroços do avião foram analisados em São José dos Campos. Resta a ANAC entregar o laudo à Polícia Militar, que por sua vez, deve esclarecer esse fato.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.