Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
COTIDIANO
"O ritual faz parte de uma tradição centenária. Todo dia 29 de junho, os pescadores saem ao mar em procissão. Com jangadas ou nos barcos motorizados, levam a imagem de seu padroeiro, São Pedro, no dia dedicado ao santo. É uma forma de agradecer e fazer mais pedidos. Neste ano, a missa começa às 8 horas deste domingo e deve reunir pescadores e seus familiares. A celebração é campal e ocorre em frente à Igreja de São Pedro, no Mucuripe. O altar é montado em cima de uma jangada. Após a missa, será realizada a procissão marítima.Presidente da Colônia dos Pescadores Z-8, do Mucuripe, Possidônio Soares Filho diz que a religiosidade do pescador deve ser conservada. "Não basta só ser forte. Tem que ter fé", resume. Segundo ele, muita gente deve comparecer à celebração, já que será num domingo, dia de folga para a maior parte das pessoas. Após a missa, haverá apresentação de um grupo infantil, além de música para animar a festa. "Será um momento de alegria, tanto na parte religiosa quanto na parte mais popular", cita o presidente."
Fonte:Texto reproduzido do Site do Jornal O Povo
"O ritual faz parte de uma tradição centenária. Todo dia 29 de junho, os pescadores saem ao mar em procissão. Com jangadas ou nos barcos motorizados, levam a imagem de seu padroeiro, São Pedro, no dia dedicado ao santo. É uma forma de agradecer e fazer mais pedidos. Neste ano, a missa começa às 8 horas deste domingo e deve reunir pescadores e seus familiares. A celebração é campal e ocorre em frente à Igreja de São Pedro, no Mucuripe. O altar é montado em cima de uma jangada. Após a missa, será realizada a procissão marítima.Presidente da Colônia dos Pescadores Z-8, do Mucuripe, Possidônio Soares Filho diz que a religiosidade do pescador deve ser conservada. "Não basta só ser forte. Tem que ter fé", resume. Segundo ele, muita gente deve comparecer à celebração, já que será num domingo, dia de folga para a maior parte das pessoas. Após a missa, haverá apresentação de um grupo infantil, além de música para animar a festa. "Será um momento de alegria, tanto na parte religiosa quanto na parte mais popular", cita o presidente."
Fonte:Texto reproduzido do Site do Jornal O Povo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.